segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Pintura Corporal

 Famílias! 

Dando continuidade as Vivências Indígenas...

Vamos falar um pouco das pinturas corporais!

Pintura corporal é uma das formas de arte indígena, onde os corpos são pintados com tinturas extraídas das plantas. A pintura corporal tem muitos significados e carregam suas memórias;

No caso dos Pataxó, ela representa força, união, alegria, paz, harmonia, comemorações e até mesmo estado civil  dentro de cada aldeia.

Cada tipo de pintura ,determina a função  de cada um dentro da aldeia .

A pintura corporal  protege o corpo dos raios solares e das picadas de insetos, a ornamentação corporal é como se fosse uma segunda "pele" do indivíduo. 

Assim nossos bebês, podem explorar as cores através de pinturas no rosto, ou até mesmo em papéis.

Aqui vai uma dica de alguns elementos naturais que podemos fazer ...

Terra ou pó de café: Marrom

Urucum (colorau) - vermelho 

 cenoura: laranja

Açafrão: amarelo

Beterraba: vermelho

No dia 23 de novembro foi postado um vídeo, ensinando o preparo de tintas naturais.


ATIVIDADE SELECIONADA A PARTIR DO PLANEJAMENTO DO GOOGLE SALA DE AULA - SALA AMARELA                                                                         

As professoras aguardam a sua visita!

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

A difícil tarefa de ser mãe.



Qual mãe que ainda não passou por isso?


Escutar essa frase com frequência faz parte da vida de muitas mães. Ela incomoda?

Muitas vezes sim ou incomoda muito?

Por isso explicaremos aqui, com ajuda da fisioterapeuta e mãe: Silvia Carvalho  o que realmente acontece com a criança para que ela tenha este comportamento.

Quando a criança está longe da pessoa que é a sua referência de segurança, ela sabe que precisa se manter firme.

E isso, muitas vezes, nem é consciente, mas o fato é que quando a sua referência de segurança chega, ela automaticamente sente que pode expressar suas tensões e emoções. 

Não é para testar.

Não é porque é mimada demais.

Ela passou o dia todo longe  acumulando tensões e finalmente poderá liberar essas tensões no porto seguro dela.

Isso é ruim? Não!

Isso não quer dizer que a mãe  vai pegar a pior parte…

E sim, que é o momento de acolher a criança, validar os sentimentos de ambas e aumentar ainda mais a conexão mãe e filho.

O resultado disso, será um bebê / criança cada vez mais segura de si.

Quanto mais segurança sente na primeira infância ( 0 a 6 anos), mais ela tende a se tornar um adulto seguro de si. Simplesmente porque quando ela não soube se sentir segura sozinha, ela teve essa sua necessidade atendida. Que quando ela precisou teve a quem recorrer. Isso permite que a criança, quando  finalmente estiver pronta,  será o seu próprio porto seguro.

                                        Canal do Instagram: eusouamae



ATIVIDADE SELECIONADA A PARTIR DO PLANEJAMENTO DO GOOGLE SALA DE AULA - SALA LARANJA                                                                            

As professoras aguardam a sua visita!




quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Brincadeira africana: Tum Tum

 O convite de hoje é para mais uma brincadeira divertida.

Tum tum é uma brincadeira do Continente Africano que teve origem no país de Togo. Para brincar você precisará apenas de um pedaço de tecido para fazer como venda. É uma brincadeira divertida e que proporciona diversas descobertas.

 Clique no link e venha brincar!


ATIVIDADE SELECIONADA A PARTIR DO PLANEJAMENTO DO GOOGLE SALA DE AULA - SALA  LILÁS                                                                          

As professoras aguardam a sua visita!

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

CONVITE AO MUSICAL - QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA!

 E hoje é o grande dia...

TEREMOS O MUSICAL

Às 18 horas, pela plataforma MEET.

O link será encaminhado no e-mail e no google sala de aula.




Brincadeiras com Bola

 A bola é um dos brinquedos mais versáteis que existe, agradando desde os pequeninos aos adultos. Para os bebês, brincar de bola, oferece diversos desafios e  o treino de habilidades muito importantes para o desenvolvimento.

As brincadeiras podem ser feitas tanto com os que já andam quanto com os que ainda não deram seus primeiros passinhos. 

Algumas sugestões são:

- Brincar de rolar a bola e ir atrás



- Brincar com bolinhas na hora do banho 

- Brincar de passar a bola por cima da cabeça ou por baixo das pernas

- Brincar de passar as bolinhas para caixas 

Criem outras possibilidades ...

Bora brincar?? 

ATIVIDADE SELECIONADA A PARTIR DO PLANEJAMENTO DO GOOGLE SALA DE AULA - SALA BEGE                                                                            

As professoras aguardam a sua visita!

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Leitura de obra de arte: "O Grito"

 Continuando a falar sobre emoções, trazemos para vocês uma das obras de arte mais famosas e valiosas do mundo, e que até hoje gera influência em nossa cultura. Acessem o vídeo em anexo 😉

Ficha Técnica: 

Artista: Edward Munch

Título: "O Grito"

Técnica: Óleo sobre tela, têmpera e pastel sobre cartão

Tamanho: 91x 73,5 cm        Ano: 1893

Localização: Galeria Nacional, Oslo.

ATIVIDADE SELECIONADA A PARTIR DO PLANEJAMENTO DO GOOGLE SALA DE AULA - SALA AZUL CLARA                                                                            

As professoras aguardam a sua visita!


segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Explorando tintas naturais

 Já vimos que a natureza inspira muito, não é?

Que tal vocês soltarem a imaginação e explorarem tintas naturais, com elementos que possam ser usados para extrair cores, sem gastar e ainda experimentando texturas, cheiros, sabores e muito movimento livre?

Iniciem a semana com muita arte e se alimentem neste processo criativo em família!


ATIVIDADE SELECIONADA A PARTIR DO PLANEJAMENTO DO GOOGLE SALA DE AULA - SALA BRANCA

As professoras aguardam a sua visita!

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Diversidade: A origem da peteca

 A peteca atualmente é considerada um esporte e tem sua origem dos povos indígenas, que construíam com diversos materiais como folhas de bananeiras, palhas de milho, enchimentos e penas. Os povos de língua Tupi, adotaram o termo Pe´teka que significa “bater com a palma da mão”. Dessa forma, a peteca era jogada sem regras rígidas, sem espaços delimitados, tendo como objetivo mantê-la no ar por mais tempo possível. Fontes indicam que era jogada em círculos favorecendo a integração entre os participantes.

A peteca também faz parte do vocabulário dos povos indígenas Bororos como paopaó; entre os Parintins é conhecida como jitahy´gi; os Guaranis jogam a mangá; os povos Xavantes a nomeiam de Tobda´é e os Kaingangs a chamam de ñaña ou ñagna. As formas de jogo são características de cada cultura conferindo também aspectos de brincadeiras de ataque e defesa.

disponiblizamos um vídeo do Território do brincar sobre a peteca nas diferentes regiões do Brasil e outro da Najara Ribeiro ensinando a confeccionar uma peteca com papel. Boa diversão!

https://youtu.be/wXEjjIUOCck?t=7


https://youtu.be/qnztPyUMPhc?t=1



quarta-feira, 18 de novembro de 2020

INFÂNCIA LIVRE DE RACISMO nº 10 - Aprendendo sobre a história e a cultura dos povos indígenas e da população negra.

 


10. As escolas são grandes espaços de aprendizagem. Em muitas, as crianças e os adolescentes estão aprendendo sobre a história e a cultura dos povos indígenas e da população negra; e como enfrentar o racismo. Ajude a escola de seus filhos a também adotar essa postura.

https://www.unicef.org/brazil/por-uma-infancia-sem-racismo

A proposta de hoje é uma pintura corporal




ENCERRAMENTO 2020 - CEI PARQUE FONGARO

Famílias, um ano desafiador chegando ao fim... e hoje queremos agradecer a parceria!!! Vocês foram importantes, intermediando o percurso de ...