Secretaria Municipal de
Educação
Diretoria Regional de Educação do Ipiranga
CARTA DE INTENÇÃO
MG II -A
Intenções de 2020... Tão pouco tempo decorrido do
início do ano letivo, cheias de ideias, e o destino mudou tudo! As duas
professoras da sala tiveram de se ausentar, logo após o período de adaptação
das crianças por motivos pessoais.
Quando
as licenças médicas estavam terminando, precisamos nos afastar novamente, por
um motivo que afeta o mundo: a pandemia causada pelo Corona Vírus. E em meio a
toda situação mundial, cada uma nas suas casas, permanecemos
conversando sobre educação, pensando em como manter o vínculo com as crianças e
famílias, em um cenário que transpassa os muros das escolas efetivamente, de
preocupação com as nossas crianças, será que estão todos bem, as famílias estão
dando conta de tantas especificidades? Então lemos, conversamos, assistimos a
lives formativas, e como é difícil encontrar um caminho... estamos nessa busca!
Com o
passar dos dias, recebemos a orientação de que “atenderemos” nossas crianças
virtualmente: mais dúvidas, questionamentos, incertezas... Como se dará isso?
Segundo pesquisas, as telas nem são indicadas a esta faixa etária! Como? Se
defendemos tanto as interações e brincadeiras
e a nossa essência é no contato físico, no estar junto, no olhar no olho...
Como? Se nem sabemos em quais condições estão nossas crianças? Será que todas
terão acesso virtual? Mas precisamos encontrar uma maneira! Portanto, além de
todas as preocupações já citadas que transpassam o olhar pedagógico, precisamos
pensar em como estar presente na vida destas crianças de forma acolhedora,
prazerosa e dentro dos nossos princípios e concepção de infância duramente
construída ao longo dos anos e do que é uma educação de qualidade!
Vieram então, os encontros virtuais
da equipe para que pudéssemos refletir sobre as maneiras que chegaríamos até as
crianças e famílias a luz do Currículo da Cidade de
São Paulo e do nosso Projeto Político Pedagógico (PPP); reafirmando nossa
ideia, de que nunca poderemos substituir o espaço da escola, que precisamos de
sensibilidade ao adentrar às casas das nossas crianças e que não podemos
institucionalizar estes lares. A nossa intenção, portanto, é somar com as
famílias: realizar trocas, como foi feito através dos questionários a elas
enviados, para saber como estão lidando com o momento e isto nos dará pistas de
como realizar um trabalho parceiro com vistas ao desenvolvimento integral das
nossas crianças. Pensamos em enviar uma
cartinha para nossas crianças trazendo o inusitado que é receber uma carta nos
dias de hoje e assim reestabelecermos o contato, enviar vídeos nossos para as crianças
estabelecendo uma comunicação oral e visual, talvez uma roda de conversa em um
aplicativo de reunião em tempo real, são possibilidades no momento! A intenção
é tão somente oportunizar às crianças um pouquinho do que fazem no CEI,
oferecer uma boa leitura, uma boa música, uma brincadeira possível de fazer em
qualquer espaço, encontrar maneiras de perceber a natureza dentro dos próprios
lares.
Também precisamos pensar nas nossas intenções
para o retorno do atendimento presencial! Quais serão as medidas de segurança e
higiene que necessariamente teremos que adotar? Somente quando tivermos um
pouco de clareza sobre essas questões poderemos propor algo! Contudo, nosso
maior desejo é que tudo passe logo, que o perigo do vírus se extinga, para
então podermos sentar perto numa roda de história, de conversa, que possamos
propor brincadeiras em que cheguemos perto uns dos outros! Mas, como dissemos, primeiramente
precisamos saber quais serão os próximos desafios obrigatórios para o retorno.
Pensamos em dar
continuidade ao nosso tão querido projeto da natureza, visto que ele nunca foi
tão necessário: ficar do lado de fora, apreciar e sentir os quatro elementos,
as brincadeiras com água, o calor do sol ou até mesmo do fogo, o vento na pele,
cuidar da nossa horta... Correr muito... Cultivar com essas ações, desde tão
pequenos o olhar cuidadoso para com a natureza para que num futuro não soframos
mais uma vez as consequências pelo seu mau uso!
Valorizar a arte como recurso primordial para a construção dos sujeitos, como
temos visto nesses dias de isolamento a importância de uma boa música que
adentrou de diversas formas nos lares do mundo, as produções artísticas em
museus, na natureza... Nunca tivemos tanta certeza sobre a importância da arte
em nossas vidas! Nasce então uma ideia tímida, incerta
para o retorno... a proposta de que as crianças levem ao CEI algo da natureza,
que pode ser encontrado no caminho, do primeiro dia do retorno, uma lista com
as músicas que ouviram, as ates que fizeram... Desta forma vamos reconstruindo
nosso espaço, estabelecendo as reconexões entre casa e escola, trazendo vida
com suas produções, garantindo que se expressem artística e corporalmente!
Professoras: Márcia Bin e Morgana.
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