CARTA DE INTENÇÕES - MGII A - 2020


Secretaria Municipal de Educação
                                                                                   Diretoria Regional de Educação do Ipiranga
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CARTA DE INTENÇÃO MG II -A

       Intenções de 2020... Tão pouco tempo decorrido do início do ano letivo, cheias de ideias, e o destino mudou tudo! As duas professoras da sala tiveram de se ausentar, logo após o período de adaptação das crianças por motivos pessoais.
         Quando as licenças médicas estavam terminando, precisamos nos afastar novamente, por um motivo que afeta o mundo: a pandemia causada pelo Corona Vírus. E em meio a toda situação mundial, cada uma nas suas casas, permanecemos conversando sobre educação, pensando em como manter o vínculo com as crianças e famílias, em um cenário que transpassa os muros das escolas efetivamente, de preocupação com as nossas crianças, será que estão todos bem, as famílias estão dando conta de tantas especificidades? Então lemos, conversamos, assistimos a lives formativas, e como é difícil encontrar um caminho... estamos nessa busca!
         Com o passar dos dias, recebemos a orientação de que “atenderemos” nossas crianças virtualmente: mais dúvidas, questionamentos, incertezas... Como se dará isso? Segundo pesquisas, as telas nem são indicadas a esta faixa etária! Como? Se defendemos tanto as interações e brincadeiras e a nossa essência é no contato físico, no estar junto, no olhar no olho... Como? Se nem sabemos em quais condições estão nossas crianças? Será que todas terão acesso virtual? Mas precisamos encontrar uma maneira! Portanto, além de todas as preocupações já citadas que transpassam o olhar pedagógico, precisamos pensar em como estar presente na vida destas crianças de forma acolhedora, prazerosa e dentro dos nossos princípios e concepção de infância duramente construída ao longo dos anos e do que é uma educação de qualidade! 
          Vieram então, os encontros virtuais da equipe para que pudéssemos refletir sobre as maneiras que chegaríamos até as crianças e famílias a luz do Currículo da Cidade de São Paulo e do nosso Projeto Político Pedagógico (PPP); reafirmando nossa ideia, de que nunca poderemos substituir o espaço da escola, que precisamos de sensibilidade ao adentrar às casas das nossas crianças e que não podemos institucionalizar estes lares. A nossa intenção, portanto, é somar com as famílias: realizar trocas, como foi feito através dos questionários a elas enviados, para saber como estão lidando com o momento e isto nos dará pistas de como realizar um trabalho parceiro com vistas ao desenvolvimento integral das nossas crianças.  Pensamos em enviar uma cartinha para nossas crianças trazendo o inusitado que é receber uma carta nos dias de hoje e assim reestabelecermos o contato, enviar vídeos nossos para as crianças estabelecendo uma comunicação oral e visual, talvez uma roda de conversa em um aplicativo de reunião em tempo real, são possibilidades no momento! A intenção é tão somente oportunizar às crianças um pouquinho do que fazem no CEI, oferecer uma boa leitura, uma boa música, uma brincadeira possível de fazer em qualquer espaço, encontrar maneiras de perceber a natureza dentro dos próprios lares.
           Também precisamos pensar nas nossas intenções para o retorno do atendimento presencial! Quais serão as medidas de segurança e higiene que necessariamente teremos que adotar? Somente quando tivermos um pouco de clareza sobre essas questões poderemos propor algo! Contudo, nosso maior desejo é que tudo passe logo, que o perigo do vírus se extinga, para então podermos sentar perto numa roda de história, de conversa, que possamos propor brincadeiras em que cheguemos perto uns dos outros! Mas, como dissemos, primeiramente precisamos saber quais serão os próximos desafios obrigatórios para o retorno.
Pensamos em dar continuidade ao nosso tão querido projeto da natureza, visto que ele nunca foi tão necessário: ficar do lado de fora, apreciar e sentir os quatro elementos, as brincadeiras com água, o calor do sol ou até mesmo do fogo, o vento na pele, cuidar da nossa horta... Correr muito... Cultivar com essas ações, desde tão pequenos o olhar cuidadoso para com a natureza para que num futuro não soframos mais uma vez as consequências pelo seu mau uso! Valorizar a arte como recurso primordial para a construção dos sujeitos, como temos visto nesses dias de isolamento a importância de uma boa música que adentrou de diversas formas nos lares do mundo, as produções artísticas em museus, na natureza... Nunca tivemos tanta certeza sobre a importância da arte em nossas vidas!  Nasce então uma ideia tímida, incerta para o retorno... a proposta de que as crianças levem ao CEI algo da natureza, que pode ser encontrado no caminho, do primeiro dia do retorno, uma lista com as músicas que ouviram, as ates que fizeram... Desta forma vamos reconstruindo nosso espaço, estabelecendo as reconexões entre casa e escola, trazendo vida com suas produções, garantindo que se expressem artística e corporalmente!



Professoras: Márcia Bin e Morgana.

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