NOSSAS CONCEPÇÕES


               Consideramos o bebê e a criança como um ser histórico e social, sujeito de direitos, protagonista de sua aprendizagem, com liberdade de ressignificar, imaginar, expressar suas emoções e vontades.
             Acolhemos suas singularidades, potencialidades e saberes no processo de construção do conhecimento. Dessa forma, compreendemos que o planejamento deve considerar a criança real, como centro do trabalho educativo, concebendo-a como um sujeito que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva através das brincadeiras, da imaginação da fantasia.
            Quanto ao seu desenvolvimento, entendemos criança como um ser cognitivo, afetivo e social, em fase peculiar de desenvolvimento e com capacidade de aprender e interagir.
      É na interação com o meio que a criança incorpora hábitos de sua cultura e neste processo o papel do outro é fundamental para organizar as atividades da criança. Dentro deste contexto a criança se forma com inúmeras influências culturais e sociais e chega ao CEI trazendo consigo estas influências.
      Entendemos então a criança como um sujeito de direitos, com particularidades e inúmeras capacidades e produtora de cultura. (Barbosa, 2009).
     As concepções sobre criança e infância são construções sociais, históricas e culturais que se consolidam nos diferentes contextos nos quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte.
  O momento da infância deve ser considerado singular da vida do ser humano, deve ser planejado e estruturado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCERRAMENTO 2020 - CEI PARQUE FONGARO

Famílias, um ano desafiador chegando ao fim... e hoje queremos agradecer a parceria!!! Vocês foram importantes, intermediando o percurso de ...