Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação do Ipiranga
CARTA DE INTENÇÕES MG II B
Professoras: Vanessa e Marizete
Queridas famílias,
Por meio
desta carta, apontaremos nossas premissas, intenções e desejos de uma educação
de qualidade e pertencimento a nossas crianças e famílias.
Na fase
inicial de 2020, aproveitamos o período de adaptação e o mês de fevereiro para
observarmos as crianças, suas relações com seus familiares, com seus pares, com
seus educadores, registrando suas preferências, anseios e necessidades
específicas e coletivas.
Diante desse
processo inicial, fomos elaborando um “Plano” recheado de ideias e propostas
que contemplassem o grupo especificamente e pudessem garantir momentos felizes,
de aprendizagem, experiências e vivências enriquecedoras. Tudo permeado pelo
brincar, nossa ferramenta fundamental na educação Infantil, que possibilita a
aproximação das crianças ao conhecimento e também produz, por si só
conhecimentos, de maneira lúdica, prazerosa, dinâmica e contextualizada. No
brincar tudo faz sentido, é a linguagem da criança e nele as aprendizagens se
integram naturalmente.
Para isso, é
importante que tenhamos uma proposta efetiva de rotina e clareza em nossas
intenções, proporcionando aos alunos a segurança e o conhecimento de tudo que
está acontecendo ou acontecerá futuramente.
No período
de acolhimento, prezamos a autonomia, onde cada criança coloca sua agenda e
copos em seus devidos locais de uso, assim como organiza sua mochila em seu
nicho, já identificado, tendo acesso aos seus pertences.
O
acolhimento ocorre em cantos diversificados que contemplam, alternadamente, a
brincadeira simbólica, propostas artísticas, jogos, leituras, entre outras
possibilidades que permitirão à criança a escolha de sua atividade inicial
diária e a diversificação desse momento importante da rotina que é a despedida
da família e a chegada ao CEI.
Prosseguindo
na rotina, temos a chamada com o uso de crachás e painel, roda de conversa,
onde os alunos podem expressar seus desejos, anseios, ideias e necessidades,
além de aprender a comunicar-se diante do grupo e dialogar sobre diversos
assuntos pertinentes abordados diariamente pelos educadores.
Ainda pela
manhã, temos os momentos de alimentação/refeição que permitem as crianças, mais
do que hidratar-se ou nutrir-se, mas desenvolver a sua autonomia, seja
servindo-se no self-service durante o almoço, percebendo as suas necessidades,
observando a quantidade de comida necessária para saciar a sua fome,
colaborando na organização do ambiente, levando o seu prato e talher até a
cozinha, ter equilíbrio e percepção global para realizar pequenas tarefas, mas
que lhe trarão grande desenvolvimento neste rico momento de interação social
entre seus pares e educadores.
A proposta de higiene
contempla diversos momentos durante a rotina, fazendo o correto uso do
banheiro, lavando as mãos adequadamente, inicialmente sempre supervisionados
pelos educadores que, gradativamente, permitirão mais e mais autonomia as
crianças, em acordo com o seu desenvolvimento. A higienização bucal será
realizada sempre após o almoço, prezando desenvolver o hábito e o cuidado com a
saúde bucal.
O período do repouso
assistido dá às crianças a pausa necessária para relaxar, descansar e gerar a
disposição necessária para obter a concentração e ânimo durante as propostas e
rotina do período da tarde, que inicia com o despertar, ajudando a organizar o
ambiente (colchões, cobertores, lençóis, objetos de apego) calçar seus
calçados, utilizar o banheiro adequadamente e seguir para o refeitório, onde
tomará o leite no café da tarde.
No retorno à
sala, temos a proposta com o calendário que possibilita entre tantas outras
coisas o conhecimento temporal, a contagem, adentrando ao mundo dos números e
sua sequência lógica, nos situando temporalmente na semana, mês e ano, além de
conhecermos datas importantes sócios culturais. Neste momento, também faremos o
uso do painel de rotina, com fotos dos locais onde ocorrerão nossas propostas
naquela data, durante a rotina, para que todos possam se situar e fiquem
confortáveis e sem ansiedade sobre o que virá depois ou possa acontecer.
As rodas de
conversa sempre iniciam este momento, abordando assuntos pertinentes e
diversificados. Assim como as rodas de história que podem acontecer 2 vezes ao
dia (manhã e tarde) “conversando” com o nosso projeto Maleta Literária que
ocorre semanalmente as sextas-feiras, onde as crianças escolhem o livro que
desejarem levar aos seus lares para ler junto a sua família e retornam com o
mesmo na segunda-feira, dentro da sacolinha azul, previamente customizada
durante o período de adaptação pelas famílias e crianças.
O brincar
intencional, dirigido ou não, utilizando recursos, objetos de largo alcance ou
simplesmente os recursos locais e naturais, prezando o ósseo criativo, ocorrem
cotidianamente em ambos os períodos, assim como o resgate das brincadeiras de
tradição cultural Infantil: brincadeiras de roda, jogos musicais, entre outras
possibilidades que permitam que a
infância rica, diversificada e desafiadora, aflorem em nosso espaço no CEI.
A exploração
do espaço do CEI é outro ponto fundamental, diariamente utilizamos diferentes
espaços, com diferentes propostas de uso e exploração. Temos um ambiente
privilegiado com muita natureza e precisamos aproveitá-lo.
Por falar em
natureza, prosseguíamos com o projeto Institucional “Horta” que trará muitas
vivências no ambiente natural, seja na própria horta, ou utilizando outros
espaços e momentos para experienciar os quatro elementos naturais: Terra, Ar,
Água e Fogo.
Com a
observação da nossa turma, pudemos verificar o interesse coletivo por animais e
este foi o tema escolhido para desenvolvermos o nosso Projeto Específico que
ainda terá sua titulação criada pelas crianças.
Por fim, o
Projeto Escolha, que já estava acontecendo entre os Mini Grupos II no período
da tarde, onde os alunos têm a possibilidade de escolher dentre três propostas
que ocorrem simultaneamente em três ambientes diferentes, porém, próximos, no
CEI. Todos os ambientes são supervisionados por um professor e contemplam um
planejamento prévio. As propostas dialogam com um painel de escolhas que já foi
elaborado previamente com as crianças, contendo atividades que gostariam de
fazer. Antes de iniciarmos as propostas, sempre dialogamos com as crianças
sobre as possibilidades de escolhas do dia.
Contudo, caminhávamos
tranquilamente por nossa rotina, mas fomos interrompidos por um recesso
repentino, pensado para o bem coletivo, devido a um Vírus “Covid 19” que
atingiu mundialmente as Nações.
Este período de recesso
foi essencial para que a escola, crianças e famílias pudessem se reorganizar em
seus tempos, espaços e rotinas. Parar, respirar, pensar e repensar foi preciso.
É claro que não foi e não está sendo fácil, tudo mudou e continua mudando a
cada dia. O momento agora não é somente de aprender, é de viver e, para alguns,
sobreviver...
E diante de tudo isso,
temos mais um desafio lançado: Prosseguir com nossos planejamentos, propostas,
conexões e minimamente uma rotina que adentre aos lares das crianças trazendo
nossa concepção de Educação, contemplando os referenciais, Currículo e o
material socializado as famílias “Trilhas de Aprendizagens”, respeitando as
individualidades e os diferentes tipos de acesso de cada lar.
Para efetuar algo significativo,
que converse com a realidade de nosso CEI e famílias, pensamos e repensamos
muito sobre nossas postagens, seus temas, seus significados, o que as crianças
estão vivendo neste momento, como estão passando por estes acontecimentos...
Inicialmente,
gestão e educadores uniram ideias para a aplicação de um questionário que nos
colocasse mais a par da situação de cada um, e também tivéssemos a visão
estatística de um todo. Logo depois, observamos que mais um questionário, com
questões mais especificas, deveria ser aplicado para que tivéssemos acesso a
mais informações. Quanto mais soubéssemos sobre as diversas realidades,
melhores poderiam ser as nossas intervenções e propostas em cada postagem.
Nossa
premissa neste momento é promover à todas as famílias o acesso as nossas
postagens, e que estas postagens sejam integradoras, leves, com conteúdo e
didáticas que possam ser tranquilamente vivenciados em seus diversos tipos de
lares, sem o uso de materiais específicos ou que onerem ainda mais os seus
lares ou dispensas. Buscando a conexão com o mundo natural, mesmo que o “sair”
não possa acontecer e promovendo um olhar e interações entre a família e a
criança. Sem perder o acolhimento, a empatia e a solidariedade que o momento
também exige.
Por meio de
reuniões, de discussões, estudos, leituras, lives que nos capacitam, estamos
aprendendo a construir de forma colaborativa conteúdo online para as diversas
plataformas e possibilidades que a Internet nos dá.
Acreditamos
que estamos nos ressignificando e significando nossas propostas não perdendo
nossa essência no ato do educar.
Brincadeiras
com os mais diversos tipos de interações, escutas ativas, explorações de
materiais de largo alcance, olhares para o mundo natural externo, percepção
corporal e os mais diversos tipos de expressão serão parte de nossas postagens,
que se reformularão em acordo com as necessidades do nosso grupo e plataformas.
Vamos caminhando juntos, vamos aprendendo!
Não sabemos
por quanto tempo tudo isso perdurará, mas já pensamos que um novo acolhimento e
novos “olhares” deverão ocorrer quando retornarmos a nossa rotina ao CEI.
Observar
novamente o grupo e individualmente, repensar em tudo o que já havíamos
planejado, intervindo em cada realidade e adequando nossas propostas as novas
especificidades encontradas.
É com essas
intenções que desejamos formar ou “desformar” sujeitos globalmente
desenvolvidos, felizes, críticos e que possam ver, sentir e ser pertencente a
essa realidade.
Esta carta
estará em constante movimento, podendo ser alterada em acordo com as
necessidades do agrupamento.
Visite e a
revisite sempre que puder!
Um grande
abraço, Professoras Vanessa e Marizete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário