CARTA DE INTENÇÕES - MGII B - 2020


                                                                                Secretaria Municipal de Educação
                                                                                   Diretoria Regional de Educação do Ipiranga
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CARTA DE INTENÇÕES MG II B
Professoras: Vanessa e Marizete
Queridas famílias,
Por meio desta carta, apontaremos nossas premissas, intenções e desejos de uma educação de qualidade e pertencimento a nossas crianças e famílias.
Na fase inicial de 2020, aproveitamos o período de adaptação e o mês de fevereiro para observarmos as crianças, suas relações com seus familiares, com seus pares, com seus educadores, registrando suas preferências, anseios e necessidades específicas e coletivas.
Diante desse processo inicial, fomos elaborando um “Plano” recheado de ideias e propostas que contemplassem o grupo especificamente e pudessem garantir momentos felizes, de aprendizagem, experiências e vivências enriquecedoras. Tudo permeado pelo brincar, nossa ferramenta fundamental na educação Infantil, que possibilita a aproximação das crianças ao conhecimento e também produz, por si só conhecimentos, de maneira lúdica, prazerosa, dinâmica e contextualizada. No brincar tudo faz sentido, é a linguagem da criança e nele as aprendizagens se integram naturalmente.
Para isso, é importante que tenhamos uma proposta efetiva de rotina e clareza em nossas intenções, proporcionando aos alunos a segurança e o conhecimento de tudo que está acontecendo ou acontecerá futuramente.
No período de acolhimento, prezamos a autonomia, onde cada criança coloca sua agenda e copos em seus devidos locais de uso, assim como organiza sua mochila em seu nicho, já identificado, tendo acesso aos seus pertences.
O acolhimento ocorre em cantos diversificados que contemplam, alternadamente, a brincadeira simbólica, propostas artísticas, jogos, leituras, entre outras possibilidades que permitirão à criança a escolha de sua atividade inicial diária e a diversificação desse momento importante da rotina que é a despedida da família e a chegada ao CEI.
Prosseguindo na rotina, temos a chamada com o uso de crachás e painel, roda de conversa, onde os alunos podem expressar seus desejos, anseios, ideias e necessidades, além de aprender a comunicar-se diante do grupo e dialogar sobre diversos assuntos pertinentes abordados diariamente pelos educadores.
Ainda pela manhã, temos os momentos de alimentação/refeição que permitem as crianças, mais do que hidratar-se ou nutrir-se, mas desenvolver a sua autonomia, seja servindo-se no self-service durante o almoço, percebendo as suas necessidades, observando a quantidade de comida necessária para saciar a sua fome, colaborando na organização do ambiente, levando o seu prato e talher até a cozinha, ter equilíbrio e percepção global para realizar pequenas tarefas, mas que lhe trarão grande desenvolvimento neste rico momento de interação social entre seus pares e educadores.
A proposta de higiene contempla diversos momentos durante a rotina, fazendo o correto uso do banheiro, lavando as mãos adequadamente, inicialmente sempre supervisionados pelos educadores que, gradativamente, permitirão mais e mais autonomia as crianças, em acordo com o seu desenvolvimento. A higienização bucal será realizada sempre após o almoço, prezando desenvolver o hábito e o cuidado com a saúde bucal.
O período do repouso assistido dá às crianças a pausa necessária para relaxar, descansar e gerar a disposição necessária para obter a concentração e ânimo durante as propostas e rotina do período da tarde, que inicia com o despertar, ajudando a organizar o ambiente (colchões, cobertores, lençóis, objetos de apego) calçar seus calçados, utilizar o banheiro adequadamente e seguir para o refeitório, onde tomará o leite no café da tarde.
No retorno à sala, temos a proposta com o calendário que possibilita entre tantas outras coisas o conhecimento temporal, a contagem, adentrando ao mundo dos números e sua sequência lógica, nos situando temporalmente na semana, mês e ano, além de conhecermos datas importantes sócios culturais. Neste momento, também faremos o uso do painel de rotina, com fotos dos locais onde ocorrerão nossas propostas naquela data, durante a rotina, para que todos possam se situar e fiquem confortáveis e sem ansiedade sobre o que virá depois ou possa acontecer.
As rodas de conversa sempre iniciam este momento, abordando assuntos pertinentes e diversificados. Assim como as rodas de história que podem acontecer 2 vezes ao dia (manhã e tarde) “conversando” com o nosso projeto Maleta Literária que ocorre semanalmente as sextas-feiras, onde as crianças escolhem o livro que desejarem levar aos seus lares para ler junto a sua família e retornam com o mesmo na segunda-feira, dentro da sacolinha azul, previamente customizada durante o período de adaptação pelas famílias e crianças.
O brincar intencional, dirigido ou não, utilizando recursos, objetos de largo alcance ou simplesmente os recursos locais e naturais, prezando o ósseo criativo, ocorrem cotidianamente em ambos os períodos, assim como o resgate das brincadeiras de tradição cultural Infantil: brincadeiras de roda, jogos musicais, entre outras possibilidades que  permitam que a infância rica, diversificada e desafiadora, aflorem em nosso espaço no CEI.
A exploração do espaço do CEI é outro ponto fundamental, diariamente utilizamos diferentes espaços, com diferentes propostas de uso e exploração. Temos um ambiente privilegiado com muita natureza e precisamos aproveitá-lo.
Por falar em natureza, prosseguíamos com o projeto Institucional “Horta” que trará muitas vivências no ambiente natural, seja na própria horta, ou utilizando outros espaços e momentos para experienciar os quatro elementos naturais: Terra, Ar, Água e Fogo.
Com a observação da nossa turma, pudemos verificar o interesse coletivo por animais e este foi o tema escolhido para desenvolvermos o nosso Projeto Específico que ainda terá sua titulação criada pelas crianças.
Por fim, o Projeto Escolha, que já estava acontecendo entre os Mini Grupos II no período da tarde, onde os alunos têm a possibilidade de escolher dentre três propostas que ocorrem simultaneamente em três ambientes diferentes, porém, próximos, no CEI. Todos os ambientes são supervisionados por um professor e contemplam um planejamento prévio. As propostas dialogam com um painel de escolhas que já foi elaborado previamente com as crianças, contendo atividades que gostariam de fazer. Antes de iniciarmos as propostas, sempre dialogamos com as crianças sobre as possibilidades de escolhas do dia.
Contudo, caminhávamos tranquilamente por nossa rotina, mas fomos interrompidos por um recesso repentino, pensado para o bem coletivo, devido a um Vírus “Covid 19” que atingiu mundialmente as Nações.
Este período de recesso foi essencial para que a escola, crianças e famílias pudessem se reorganizar em seus tempos, espaços e rotinas. Parar, respirar, pensar e repensar foi preciso. É claro que não foi e não está sendo fácil, tudo mudou e continua mudando a cada dia. O momento agora não é somente de aprender, é de viver e, para alguns, sobreviver...
E diante de tudo isso, temos mais um desafio lançado: Prosseguir com nossos planejamentos, propostas, conexões e minimamente uma rotina que adentre aos lares das crianças trazendo nossa concepção de Educação, contemplando os referenciais, Currículo e o material socializado as famílias “Trilhas de Aprendizagens”, respeitando as individualidades e os diferentes tipos de acesso de cada lar.
Para efetuar algo significativo, que converse com a realidade de nosso CEI e famílias, pensamos e repensamos muito sobre nossas postagens, seus temas, seus significados, o que as crianças estão vivendo neste momento, como estão passando por estes acontecimentos...
Inicialmente, gestão e educadores uniram ideias para a aplicação de um questionário que nos colocasse mais a par da situação de cada um, e também tivéssemos a visão estatística de um todo. Logo depois, observamos que mais um questionário, com questões mais especificas, deveria ser aplicado para que tivéssemos acesso a mais informações. Quanto mais soubéssemos sobre as diversas realidades, melhores poderiam ser as nossas intervenções e propostas em cada postagem.
Nossa premissa neste momento é promover à todas as famílias o acesso as nossas postagens, e que estas postagens sejam integradoras, leves, com conteúdo e didáticas que possam ser tranquilamente vivenciados em seus diversos tipos de lares, sem o uso de materiais específicos ou que onerem ainda mais os seus lares ou dispensas. Buscando a conexão com o mundo natural, mesmo que o “sair” não possa acontecer e promovendo um olhar e interações entre a família e a criança. Sem perder o acolhimento, a empatia e a solidariedade que o momento também exige.
Por meio de reuniões, de discussões, estudos, leituras, lives que nos capacitam, estamos aprendendo a construir de forma colaborativa conteúdo online para as diversas plataformas e possibilidades que a Internet nos dá.
Acreditamos que estamos nos ressignificando e significando nossas propostas não perdendo nossa essência no ato do educar.
Brincadeiras com os mais diversos tipos de interações, escutas ativas, explorações de materiais de largo alcance, olhares para o mundo natural externo, percepção corporal e os mais diversos tipos de expressão serão parte de nossas postagens, que se reformularão em acordo com as necessidades do nosso grupo e plataformas. Vamos caminhando juntos, vamos aprendendo!
Não sabemos por quanto tempo tudo isso perdurará, mas já pensamos que um novo acolhimento e novos “olhares” deverão ocorrer quando retornarmos a nossa rotina ao CEI.
Observar novamente o grupo e individualmente, repensar em tudo o que já havíamos planejado, intervindo em cada realidade e adequando nossas propostas as novas especificidades encontradas.
É com essas intenções que desejamos formar ou “desformar” sujeitos globalmente desenvolvidos, felizes, críticos e que possam ver, sentir e ser pertencente a essa realidade.
Esta carta estará em constante movimento, podendo ser alterada em acordo com as necessidades do agrupamento.
Visite e a revisite sempre que puder!
Um grande abraço, Professoras Vanessa e Marizete.












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