Secretaria Municipal de
Educação
Diretoria Regional de Educação do Ipiranga
Berçário II agrupamentos: A/B
Turno: Manhã Professoras: Camila Rosa, Célia e Milene
CARTA DE INTENÇÕES
Nesse ano
atípico, permeado de grandes incertezas e preocupações, ressaltamos aqui a
necessidade de hoje mais do que nunca nos firmamos nos princípios do Projeto
Político Pedagógico que nos aproxima dos educadores, equipe gestora, bebês e
crianças assim como familiares.
Nos primeiros meses do ano, ao nos deparar com
a fase de isolamento social devido a pandemia da corona vírus, buscamos a
capacitação tecnológica, com apoio da coordenação na aprendizagem e adaptação
de novas ferramentas tecnológicas, na comunicação virtual em busca de
possibilitar comunicação entre educadores, bebês e famílias.
Nossa
intenção neste momento difícil, está focado em auxiliar os familiares que também
se encontra na condição de isolamento social, a interagir melhor com seus
filhos através de brincadeiras e propostas lúdicas a fim de superar
dificuldades diversas, nesse tempo de muitas preocupações e aflições.
Com o
início do teletrabalho participamos de encontros virtuais, planejando
atividades embasadas em estudos e documentações pedagógicas, assim como o
material trilhas de aprendizagens e demais materiais condizentes a nossas
concepções de infância, de criança e pedagógica, sob orientação de nossa
coordenadora pedagógica.
Através de apps Teams e classroom, a equipe de
educadores vem traçando caminhos, entre eles questionários com o intuito de
aproximarmo-nos das famílias (fundamentando nosso trabalho pedagógico), e um
rol de atividades propositivas a formação docente embasando este novo sistema
de trabalho. As atividades virtuais planejadas para esse momento de isolamento
social, com foco inicial na família e depois nas crianças com dinâmicas em
sincronia com informações importantes transmitidas de forma lúdica, divertida e
que valoriza orientações positivas de superação e resiliência neste
momento.
Torna-se
necessário que no retorno das crianças e bebês ao CEI, nosso foco seja o
replanejamento, o repensar, privilegiando o diálogo e principalmente a escuta,
prestando atenção às alegrias, tristezas e dificuldades pelos momentos
enfrentados na fase de pandemia.
Observar
e registrar, revisitando desafios a serem superados, serão os eixos nos quais
debruçaremos, diante deste contexto tão sensível e delicado, intuindo construir
com os pequenos e suas famílias novas formas de socialização e interação
prazerosa.
Estabelecemos
projetos institucionais, biblioteca circulante e também vivências no ambiente
natural horta pedagógica e outros, abre um leque de possibilidades de inserir e
valorizar novo movimento, resgatando a participação dos pequenos nessa dinâmica
com base no que estava sendo iniciado, contudo agora, adequados às novas
metodologias.
Em nosso
agrupamento temos o projeto ¨Caixinha de música¨ que foi pensado como forma de
desenvolver e ampliar o conhecimento e gosto pela musicalização, repertoriando-os
tanto com novas palavras e diferentes sons, com diversão e interação entre os
pequenos. Planejar a exploração dos ambientes domiciliares em que os bebês
dispõem, será uma proposta interessante, pois o olhar pedagógico nos permite
ressignificar a diversidade de objetos, móveis e utensílios como disparadores
de aprendizagens e estímulos, contribuindo de maneira prazerosa com
possibilidades de interações dos bebês, crianças e suas famílias, considerando
o longo período de distanciamento social vivenciado por todos nós.
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