Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação do Ipiranga
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CARTA DE INTENÇÕES: COORDENADOR PEDAGÓGICO
Um ano que se inicia, quanta
expectativa e quanto caminho há pela frente... passo a passo em busca de
aprimorar o trabalho a ser desenvolvido em 2020.
Tudo está sendo
pensado e preparado para que os bebês e crianças possam ter espaço para
brincar, para pesquisar, explorar, construir, descobrir e viver a infância na
sua plenitude.
E no meu caminhar
como coordenadora pedagógica da Unidade, apresento os pontos de partida que
orientarão o trabalho das equipes e nortearão através dos diferentes
instrumentos de registro, estudos e reflexões, partindo dos documentos oficiais
e focando no Currículo da Cidade “Educação Infantil”, assegurando que o
trabalho seja desenvolvido em torno dos diagnósticos da Unidade Escolar,
partindo das avaliações institucionais do ano anterior e das diretrizes
orientadoras encaminhadas.
Com
olhar atento estarei elaborando o plano de ação, estabelecendo estratégias para realizar, junto às professoras,
discussões e devolutivas quanto ao acompanhamento de bebês e crianças, no seu
desenvolvimento no CEI. Nesta trajetória, será necessário
pausas para dar voz aos envolvidos e assim reavaliarmos, replanejarmos o
percurso de tempo em tempo, para ajustes que efetivem a prática.
Em conjunto com os professores, definiremos as
prioridades e metas que orientarão o planejamento para cada agrupamento e para
todo o CEI, levando em consideração o PPP da escola e a carta de intenções
norteadora de cada agrupamento. A valorização profissional de
cada um da equipe vem fomentar práticas construtivas e estarei contribuindo na
implantação do currículo, fazendo uso dos momentos de formação para juntas
transformarmos práticas e darmos ao Cei mais vida.
Ampliar o acompanhamento das práticas
pedagógicas das professoras é uma das metas para este ano, avaliando e dando
devolutivas dos registros nos diferentes instrumentos e dos planejamentos do
percurso a ser desenvolvido, contribuindo assim na qualificação dos registros e
observações, onde os bebês e crianças terão voz, serão respeitadas na busca por
descobertas e conquistas.
“ESTAR
JUNTO” vai além de visitar e acompanhar a realização das vivências e
experiências junto aos bebês e crianças em sala e nos diversos espaços do CEI,
se faz primordial ter uma pauta de observação dando, posteriormente,
devolutivas e orientações para as professoras. Minha intenção é ser presente e
apoiar no que for preciso, em busca de transformar práticas em qualitativas e
significativas, assim acontecerão às visitas pedagógicas.
Estarei
participando das formações oferecidas pela SME/DOT-P, socializando com o grupo
de professores as pautas trabalhadas nos encontros e assim contribuindo para
ampliarmos as nossas reflexões e ações no cotidiano.
Registrar é preciso, a entrevista através da anamnese se faz importante instrumento para a
busca em respeitar e compreender as singularidades de cada pequeno no nosso
espaço. Compartilharei com as professoras os informes repassados com
autorização dos responsáveis. Assim sendo cada família será convidada a
participar da entrevista individualmente.
Estarei
efetivando na FIAP (Ficha de Acompanhamento Pedagógico) o relato dos
atendimentos com responsáveis de bebês e crianças, quando necessário,
estabelecendo encaminhamentos junto às professoras, esta troca fortalecerá as
observações e olhar atento para cada criança em suas singularidades.
Fortalecendo
o vínculo com a equipe gestora, estarei participando de reuniões semanais para
discutirmos o andamento dos projetos, planejarmos em conjunto as ações e
direcionamentos dos assuntos relacionados ao corpo docente e equipes do CEI,
aos bebês e crianças e às famílias.
Minha
intenção também é proporcionar as crianças a oferta de cultura e a apropriação
dos territórios, estarei buscando parcerias para enriquecermos estes momentos
junto à biblioteca Castro Alves e outros espaços próximos e também na busca por
profissionais que possam atender os nossos bebês na unidade, contribuindo para
vivências ricas.
Deixar
transparecer para além dos muros do Cei o trabalho pedagógico da unidade,
através da utilização de multimeios (fotografias, relato de práticas, rede
social, etc.); Alimentando assim nosso blog e a fanpage, visando o acesso as
famílias das vivências proporcionadas no cotidiano.
Uma
longa jornada, mas otimista e acreditando numa educação pública de qualidade e
possível, engato as marchas rumo a um 2020 com marcas de infância em bebês e
crianças protagonistas de suas aprendizagens.
Revisitando a carta de intenções – Um novo desafio: a pandemia do
Covid 19 afetando o fazer na unidade escolar.
Eis que
num piscar de olhos, vemos a rotina das nossas vidas mudar, a pandemia exigindo
o isolamento social, o fechando da unidade e muitas interrogações???? Como
fazer o trabalho pedagógico junto aos bebês e crianças? Como dialogar com as
famílias e continuar interagindo, levando as vivências nas propostas que temos alinhadas
as concepções de infância do nosso PPP (Projeto Político Pedagógico)?
E a
intenção da coordenação pedagógica precisou ser repensada, replanejada e isto
no coletivo juntamente a equipe docente.
E através
destes momentos, foi possível traçar um novo caminhar, com metas e ações
direcionadas a manutenção de vínculo com as famílias, sendo este primordial, nesta
relação do nosso CEI, fazendo com que os pequenos possam viver descobertas e
explorações.
Passamos
a postar diariamente nos canais virtuais do CEI, como BLOG e FACEBOOK,
sugestões que as famílias pudessem realizar interagindo nas suas casas.
Contando
a partir de 29/05/2020, com mais uma ferramenta o Google Sala de Aula,
possibilitando assim que as professoras do agrupamento pudessem estar
interagindo diretamente com as respectivas famílias dos seus bebês e crianças.
Um futuro
ainda incerto... não temos data para retorno, porém continuaremos o fazer
possibilitando que as intenções planejadas sejam compartilhadas e efetivadas.
Serão
necessárias, novas ações e um replanejar para este retorno e contamos com as
famílias, para que juntos possamos proporcionar o melhor aos nossos pequenos.
Até
breve...
Márcia
Coordenadora
Pedagógica
São Paulo, maio de 2020.
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