CARTA DE INTENÇÕES BII E/F 2020


Secretaria Municipal de Educação
                                                                                   Diretoria Regional de Educação do Ipiranga
                                                                           Rua Joaquim Gonçalves Andrade, 66 – Parque Fongaro.
                                                                                               CEP 04257-020 – Tel.: 29466434

BERÇÁRIOS: BII E /F
PROFESSORAS: BRIGIT, CRISTIANE, JULIANA E ROSANA
CARTA DE INTENÇÕES – 2020

Durante o processo de acolhimento dos bebês e crianças, pudemos observar as necessidades e preferências do agrupamento, além de acolhermos cada um, conhecendo o bebê e sua família, desde o primeiro dia do ano letivo.
A adaptação é uma fase de grande mudança e por isso, fez-se necessário oferecer um ambiente que tenha segurança emocional, acolhimento e atenção, o que fomos desenvolvendo conforme conhecemos os bebês e passamos a criar estratégias para auxiliar na transição do ambiente familiar para a Unidade Escolar como: estabelecer vínculos entre professores e bebês através de olhares, sorrisos, oferta de objetos, música, acalantos com auxílio de objetos de transição, bem como estabelecer uma relação colaborativa e de confiança entre professores e pais, no intuito de conhecer as famílias dos bebês, seus hábitos e valores.
De acordo com o perfil da sala, os bebês demonstram grande interesse em história, música e arte. Nessa fase, eles estão descobrindo o mundo através das sensações e estímulos, assim, proporcionaremos esses momentos por meio de vivências planejadas, com materiais de largo alcance e diferenciados, possibilitando a vivência e realização de brincadeiras e atividades da vida diária, favorecendo a aprendizagem com novos desafios e descobertas relacionadas a autonomia e identidade dos envolvidos, favorecendo que aconteça por meio de brincadeiras e interações.
Os bebês e crianças, por estarem no primeiro ano que frequentam nosso Centro de Educação Infantil, demonstram insegurança na execução de propostas ou mesmo em explorar os materiais e espaços do CEI, assim, iremos incentivá-los a realizar esses momentos e se tornarem pertencentes ao grupo.
Pretendemos iniciar o Projeto Biblioteca Circulante, para desenvolver o gosto pela leitura, imaginação e ampliação do vocabulário.
Outro Projeto interessante e estimulador é o de Vivências no Ambiente Natural: Horta Pedagógica e outros territórios, que oportunizará o contato com elementos da natureza (manuseio de folhas de árvores, areia colorida, terra, lama, carvão, sementes, além da apreciação de fenômenos da natureza como chuva, sol, céu, plantio e crescimento de sementes e mudas, etc.), além de incentivar uma alimentação saudável.
Esses projetos são institucionais, sendo realizado por todos os agrupamentos do CEI, em colaboração e trocas de aprendizagens. Teremos ainda os projetos da sala amarela, voltados para o desenvolvimento integral dos bebês.
E no meio do caminho, nos deparamos com a Pandemia do Corona Vírus, e tivemos que buscar uma forma de interagir diante do isolamento social, que se faz necessário.
Nosso trabalho se realiza, essencialmente, nas interações, nas brincadeiras, nos estímulos, na observação e no replanejar diário, para estimular o desenvolvimento integral e incentivarmos aos bebês e crianças pequenas, por isso estamos nos readaptando, para oferecer uma educação de qualidade a distância, na perspectiva de uma atuação com fortalecimento de vínculos, do desenvolvimento integral dos bebês e da promoção das descobertas, da formulação do conhecimento, por meio das brincadeiras e interações.
Estamos planejando vivências que irão proporcionar descobertas e interações, com materiais acessíveis, para que as famílias possam oportunizar estes momentos no ambiente familiar.
Apesar do distanciamento social, nossos bebês continuam sujeitos de direitos, inclusive o da aprendizagem e conscientes disso, iremos conversar com as famílias, digitalmente e depois, presencialmente, para saber dos avanços de cada um e assim, continuarmos a oferecer brincadeiras e interações que sejam acolhedoras, positivas e estimuladoras, para que nossos bebês retornem a vida escolar, sentindo-se acolhidos e respeitados, assim como como suas famílias.
Nós sabemos que outra adaptação acontecerá, pois, os bebês estarão longe do CEI por um tempo, de acordo com as decisões das autoridades, garantindo a Saúde Coletiva. Esse tempo, desafiador para todos, também é desafiador para os pequenos, que estão isolados em casa, talvez sem entender o que estão vivenciando. Tal contexto implica em um novo olhar para recebê-los, um olhar mais focado na escuta atenta da manifestação de seus sentimentos e necessidades de exploração e descoberta em espaços amplos, que nossos bebês demonstrarão.
Iremos construir o caminho pedagógico e de estímulo das aprendizagens do agrupamento, conforme formos vivendo. Sabemos que adaptações serão necessárias e assim contribuirão para adequar a rotina.
Desde já, nos subscrevemos e agradecemos antecipadamente.
As professoras.


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