Secretaria Municipal de
Educação
Diretoria Regional de Educação do Ipiranga
BERÇÁRIOS:
BII E /F
PROFESSORAS:
BRIGIT, CRISTIANE, JULIANA E ROSANA
CARTA DE
INTENÇÕES – 2020
Durante o
processo de acolhimento dos bebês e crianças, pudemos observar as necessidades
e preferências do agrupamento, além de acolhermos cada um, conhecendo o bebê e
sua família, desde o primeiro dia do ano letivo.
A
adaptação é uma fase de grande mudança e por isso, fez-se necessário oferecer
um ambiente que tenha segurança emocional, acolhimento e atenção, o que fomos
desenvolvendo conforme conhecemos os bebês e passamos a criar estratégias para
auxiliar na transição do ambiente familiar para a Unidade Escolar como:
estabelecer vínculos entre professores e bebês através de olhares, sorrisos,
oferta de objetos, música, acalantos com auxílio de objetos de transição, bem
como estabelecer uma relação colaborativa e de confiança entre professores e
pais, no intuito de conhecer as famílias dos bebês, seus hábitos e valores.
De acordo
com o perfil da sala, os bebês demonstram grande interesse em história, música
e arte. Nessa fase, eles estão descobrindo o mundo através das sensações e
estímulos, assim, proporcionaremos esses momentos por meio de vivências
planejadas, com materiais de largo alcance e diferenciados, possibilitando a
vivência e realização de brincadeiras e atividades da vida diária, favorecendo
a aprendizagem com novos desafios e descobertas relacionadas a autonomia e
identidade dos envolvidos, favorecendo que aconteça por meio de brincadeiras e
interações.
Os bebês
e crianças, por estarem no primeiro ano que frequentam nosso Centro de Educação
Infantil, demonstram insegurança na execução de propostas ou mesmo em explorar
os materiais e espaços do CEI, assim, iremos incentivá-los a realizar esses
momentos e se tornarem pertencentes ao grupo.
Pretendemos
iniciar o Projeto Biblioteca Circulante, para desenvolver o gosto pela leitura,
imaginação e ampliação do vocabulário.
Outro
Projeto interessante e estimulador é o de Vivências no Ambiente Natural: Horta
Pedagógica e outros territórios, que oportunizará o contato com elementos da
natureza (manuseio de folhas de árvores, areia colorida, terra, lama, carvão,
sementes, além da apreciação de fenômenos da natureza como chuva, sol, céu,
plantio e crescimento de sementes e mudas, etc.), além de incentivar uma
alimentação saudável.
Esses
projetos são institucionais, sendo realizado por todos os agrupamentos do CEI,
em colaboração e trocas de aprendizagens. Teremos ainda os projetos da sala
amarela, voltados para o desenvolvimento integral dos bebês.
E no meio
do caminho, nos deparamos com a Pandemia do Corona Vírus, e tivemos que buscar
uma forma de interagir diante do isolamento social, que se faz necessário.
Nosso trabalho
se realiza, essencialmente, nas interações, nas brincadeiras, nos estímulos, na
observação e no replanejar diário, para estimular o desenvolvimento integral e incentivarmos
aos bebês e crianças pequenas, por isso estamos nos readaptando, para oferecer
uma educação de qualidade a distância, na perspectiva de uma atuação com
fortalecimento de vínculos, do desenvolvimento integral dos bebês e da promoção
das descobertas, da formulação do conhecimento, por meio das brincadeiras e
interações.
Estamos
planejando vivências que irão proporcionar descobertas e interações, com
materiais acessíveis, para que as famílias possam oportunizar estes momentos no
ambiente familiar.
Apesar do
distanciamento social, nossos bebês continuam sujeitos de direitos, inclusive o
da aprendizagem e conscientes disso, iremos conversar com as famílias,
digitalmente e depois, presencialmente, para saber dos avanços de cada um e
assim, continuarmos a oferecer brincadeiras e interações que sejam acolhedoras,
positivas e estimuladoras, para que nossos bebês retornem a vida escolar,
sentindo-se acolhidos e respeitados, assim como como suas famílias.
Nós
sabemos que outra adaptação acontecerá, pois, os bebês estarão longe do CEI por
um tempo, de acordo com as decisões das autoridades, garantindo a Saúde
Coletiva. Esse tempo, desafiador para todos, também é desafiador para os
pequenos, que estão isolados em casa, talvez sem entender o que estão
vivenciando. Tal contexto implica em um novo olhar para recebê-los, um olhar
mais focado na escuta atenta da manifestação de seus sentimentos e necessidades
de exploração e descoberta em espaços amplos, que nossos bebês demonstrarão.
Iremos
construir o caminho pedagógico e de estímulo das aprendizagens do agrupamento,
conforme formos vivendo. Sabemos que adaptações serão necessárias e assim
contribuirão para adequar a rotina.
Desde já,
nos subscrevemos e agradecemos antecipadamente.
As
professoras.
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