Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação do Ipiranga
Carta de intenções para os Berçários II C e D no
ano de 2020.
De
acordo com a Orientação Normativa sobre Registros na educação Infantil 01/19, a
Carta de Intenções substitui o Plano Anual de trabalho, sendo um documento que
expõe nossas intenções e possíveis metas a serem alcançadas no ano de 2020, no
que tange o desenvolvimento dos bebês dos Berçários II C e D. Desta forma e
tendo como norte os documentos em vigor na cidade de São Paulo, a saber,
Currículo da Cidade – Educação Infantil, Indicadores de Qualidade e o PPP da
UE, disponibilizados pela Rede Municipal de Educação e pela Unidade para
estudo, análise, reflexão e ação, nos propomos a trabalhar com os pequenos de
maneira a contribuir com o desenvolvimento cognitivo, físico e social de todos.
A
seguir, falaremos a respeito das turmas dos Berçários II C e D, que são
formadas por bebês que ainda, em sua grande maioria, não completaram dois anos
de idade. Desta forma, essas primeiras semanas de trabalho foram de suma
importância para o conhecimento das particularidades de cada criança. E assim,
através da observação e escuta dos pequenos nos foi possível detalhar nosso
plano de ação para o ano de 2020. Iniciando, é claro, pela construção do
vínculo afetivo e do acolhimento Dos bebês e de suas famílias, visto que a
maioria ainda não frequentava o CEI. Portanto, construirmos a confiança das
famílias em nosso trabalho e a segurança dos pequenos em estar conosco demanda
tempo, fazer e refazer para chegarmos a um consenso, em que todos os envolvidos
estejam confortáveis e seguros. Muitas vezes, esse fazer se resumi apenas em
dar colo a um bebê que esteja mais carente no momento e essa carência não se
trata de choro excessivo, às vezes aquele bebê que não chora e fica quietinho
está sofrendo muito mais que outro que chora sem parar, o olhar atento das
professoras é que faz toda diferença nessa situação. Refletindo assim o cuidado
que se deve ter a particularidade de cada um.
Trabalharemos
também a construção e apropriação da rotina pelos pequenos, nesse momento
inicial sabemos que essa rotina é flexível, pois estamos falando de bebês ainda
muito pequenos e as necessidades subjetivas muitas vezes se sobrepõe a rotina.
As
refeições serão oferecidas no refeitório, socializando esse momento com
crianças de outras salas e outros adultos. Fazer uso do cadeirão ou das
cadeirinhas, dividir a atenção das professoras, aprender a aguardar a sua vez,
ser auxiliado e perceber que pode auxiliar seu coleguinha, são saberes que os
pequenos vão adquirindo a cada dia e de forma gradativa.
O momento das trocas e da higienização é um
tempo rico para o estreitamento de laços entre as professoras e os bebês, já
que esse é um momento em que os pequenos são tratados de maneira
individualizada e têm suas necessidades sanadas. Nesses momentos utilizamos as
canções do repertório infantil e também disponibilizamos pequenos brinquedos
para acalmá-los e fazer desse momento um tempo de conquistas.
As
vivências, brincadeiras e projetos que desenvolveremos nos próximos meses,
terão sempre uma intencionalidade, visto que em todas as nossas ações há um
fazer pedagógico, desde as mais simples até as mais complexas.
Assim,
em 2020 após conhecermos nossos bebês e sempre partindo do respeito a cada um
em suas diferenças e particularidades, pretendemos criar ambientes acolhedores
e cheios de significados onde nossos bebês terão a oportunidade de serem os
protagonistas de suas aprendizagens.
Investiremos
também nas brincadeiras que envolvem o próprio corpo, já que desenvolver os
movimentos de engatinhar, rolar, correr, subir, e descer é muito importante na
apropriação do corpo e no desenvolvimento da identidade.
A
interação com crianças das outros agrupamentos, também é um recurso do qual
iremos nos valer, visto que essa troca de experiência com parceiros de
diferentes idades é enriquecedora. Para tanto criaremos espaços que ampliem o
vocabulário, a troca de afetos e de cuidados entre os pequenos.
Nesse
ano trabalharemos com os seguintes projetos institucionais:
·
Biblioteca
Circulante, que consiste em enviarmos todas
as sextas-feiras um livro escolhido pelos pequenos para ser lido pela família
em casa, o mesmo deverá retornar ao CEI na segunda-feira;
·
Vivências no
ambiente natural: horta pedagógica e outros territórios.
Nosso
agrupamento já iniciou o projeto, usando as sacolas customizadas pelas famílias
em parceria com os bebês, no período de acolhimento.
Desenvolveremos
o projeto Vivências no ambiente natural: horta pedagógica e outros territórios
através da semeadura, cuidados e colheita de plantas em sala, feitas em
jardineiras, onde os pequenos terão a oportunidade de explorar a terra e
apreciar o desenvolver das plantinhas, bem como a colheita e a degustação do
alimento.
Dentro
das ações voltadas às atividades pedagógicas apresentaremos aos bebês diversos
brinquedos simbólicos como bolas, bambolês, bonecas, kit cozinha, primeiros
socorros, encaixe com múltiplas possibilidades (som, empilhar, encaixar,
guardar, espalhar, etc.). Também trabalharemos com materiais de largo alcance,
onde organizaremos os espaços oferecendo materialidades diversificadas, através
do brincar heurístico, onde os bebês podem escolher, experimentar e explorar
com liberdade e autonomia de criar e brincar utilizando a imaginação, tendo as
professoras como mediadoras.
Também
ofereceremos materiais como giz de cera e de lousa, canetinhas, tinta, papéis
diversos, pincéis, brochas, rolinhos, entre outros. Nessa faixa etária em que
os bebês se encontram a aprendizagem se dá através da manipulação, descoberta e
experimentação e não necessariamente da produção artística.
Ao
menos três vezes na semana, ofereceremos a leitura de obras da literatura
infantil e grandes clássicos, assim como também a contação de histórias do
imaginário infantil, isso com apoio de fantoches, dedoches, livros e teatrinho.
O
descanso e o sono também fazem parte da nossa rotina, por este motivo, é que de
maneira gradativa buscaremos trabalhar esse aspecto, já que cada um tem seu
relógio biológico e merece ser respeitada.
A
avaliação se dará através de registros, fotos, vídeos, mural, diário de bordo,
registro semanal e relatórios de acompanhamento.
Esperamos
que as informações aqui descritas revelem as nossas intenções para o ano de
2020, no que diz respeito às aprendizagens dos pequenos. Como esse documento é
flexível será visitado e revisitado sempre que necessário no decorrer do ano,
já que a busca pela excelência é o que nos motiva diariamente.
Professoras: Lenice e Milene
(manhã)
Sonia e Ivanilda (tarde)
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