CARTA INICIAL - BII C/D - 2020

                                                                                Secretaria Municipal de Educação

                                                                                   Diretoria Regional de Educação do Ipiranga

                                                                           Rua Joaquim Gonçalves Andrade, 66 – Parque Fongaro.

                                                                                                   CEP 04257-020 – Tel.: 29466434

 

 

Carta de intenções para os Berçários II C e D no ano de 2020.

De acordo com a Orientação Normativa sobre Registros na educação Infantil 01/19, a Carta de Intenções substitui o Plano Anual de trabalho, sendo um documento que expõe nossas intenções e possíveis metas a serem alcançadas no ano de 2020, no que tange o desenvolvimento dos bebês dos Berçários II C e D. Desta forma e tendo como norte os documentos em vigor na cidade de São Paulo, a saber, Currículo da Cidade – Educação Infantil, Indicadores de Qualidade e o PPP da UE, disponibilizados pela Rede Municipal de Educação e pela Unidade para estudo, análise, reflexão e ação, nos propomos a trabalhar com os pequenos de maneira a contribuir com o desenvolvimento cognitivo, físico e social de todos.

A seguir, falaremos a respeito das turmas dos Berçários II C e D, que são formadas por bebês que ainda, em sua grande maioria, não completaram dois anos de idade. Desta forma, essas primeiras semanas de trabalho foram de suma importância para o conhecimento das particularidades de cada criança. E assim, através da observação e escuta dos pequenos nos foi possível detalhar nosso plano de ação para o ano de 2020. Iniciando, é claro, pela construção do vínculo afetivo e do acolhimento Dos bebês e de suas famílias, visto que a maioria ainda não frequentava o CEI. Portanto, construirmos a confiança das famílias em nosso trabalho e a segurança dos pequenos em estar conosco demanda tempo, fazer e refazer para chegarmos a um consenso, em que todos os envolvidos estejam confortáveis e seguros. Muitas vezes, esse fazer se resumi apenas em dar colo a um bebê que esteja mais carente no momento e essa carência não se trata de choro excessivo, às vezes aquele bebê que não chora e fica quietinho está sofrendo muito mais que outro que chora sem parar, o olhar atento das professoras é que faz toda diferença nessa situação. Refletindo assim o cuidado que se deve ter a particularidade de cada um.

Trabalharemos também a construção e apropriação da rotina pelos pequenos, nesse momento inicial sabemos que essa rotina é flexível, pois estamos falando de bebês ainda muito pequenos e as necessidades subjetivas muitas vezes se sobrepõe a rotina.

As refeições serão oferecidas no refeitório, socializando esse momento com crianças de outras salas e outros adultos. Fazer uso do cadeirão ou das cadeirinhas, dividir a atenção das professoras, aprender a aguardar a sua vez, ser auxiliado e perceber que pode auxiliar seu coleguinha, são saberes que os pequenos vão adquirindo a cada dia e de forma gradativa.

 O momento das trocas e da higienização é um tempo rico para o estreitamento de laços entre as professoras e os bebês, já que esse é um momento em que os pequenos são tratados de maneira individualizada e têm suas necessidades sanadas. Nesses momentos utilizamos as canções do repertório infantil e também disponibilizamos pequenos brinquedos para acalmá-los e fazer desse momento um tempo de conquistas.

As vivências, brincadeiras e projetos que desenvolveremos nos próximos meses, terão sempre uma intencionalidade, visto que em todas as nossas ações há um fazer pedagógico, desde as mais simples até as mais complexas.

Assim, em 2020 após conhecermos nossos bebês e sempre partindo do respeito a cada um em suas diferenças e particularidades, pretendemos criar ambientes acolhedores e cheios de significados onde nossos bebês terão a oportunidade de serem os protagonistas de suas aprendizagens.

Investiremos também nas brincadeiras que envolvem o próprio corpo, já que desenvolver os movimentos de engatinhar, rolar, correr, subir, e descer é muito importante na apropriação do corpo e no desenvolvimento da identidade.

A interação com crianças das outros agrupamentos, também é um recurso do qual iremos nos valer, visto que essa troca de experiência com parceiros de diferentes idades é enriquecedora. Para tanto criaremos espaços que ampliem o vocabulário, a troca de afetos e de cuidados entre os pequenos.

Nesse ano trabalharemos com os seguintes projetos institucionais:

·         Biblioteca Circulante, que consiste em enviarmos todas as sextas-feiras um livro escolhido pelos pequenos para ser lido pela família em casa, o mesmo deverá retornar ao CEI na segunda-feira;

·         Vivências no ambiente natural: horta pedagógica e outros territórios.

Nosso agrupamento já iniciou o projeto, usando as sacolas customizadas pelas famílias em parceria com os bebês, no período de acolhimento.

Desenvolveremos o projeto Vivências no ambiente natural: horta pedagógica e outros territórios através da semeadura, cuidados e colheita de plantas em sala, feitas em jardineiras, onde os pequenos terão a oportunidade de explorar a terra e apreciar o desenvolver das plantinhas, bem como a colheita e a degustação do alimento.

Dentro das ações voltadas às atividades pedagógicas apresentaremos aos bebês diversos brinquedos simbólicos como bolas, bambolês, bonecas, kit cozinha, primeiros socorros, encaixe com múltiplas possibilidades (som, empilhar, encaixar, guardar, espalhar, etc.). Também trabalharemos com materiais de largo alcance, onde organizaremos os espaços oferecendo materialidades diversificadas, através do brincar heurístico, onde os bebês podem escolher, experimentar e explorar com liberdade e autonomia de criar e brincar utilizando a imaginação, tendo as professoras como mediadoras.

Também ofereceremos materiais como giz de cera e de lousa, canetinhas, tinta, papéis diversos, pincéis, brochas, rolinhos, entre outros. Nessa faixa etária em que os bebês se encontram a aprendizagem se dá através da manipulação, descoberta e experimentação e não necessariamente da produção artística.

Ao menos três vezes na semana, ofereceremos a leitura de obras da literatura infantil e grandes clássicos, assim como também a contação de histórias do imaginário infantil, isso com apoio de fantoches, dedoches, livros e teatrinho.

O descanso e o sono também fazem parte da nossa rotina, por este motivo, é que de maneira gradativa buscaremos trabalhar esse aspecto, já que cada um tem seu relógio biológico e merece ser respeitada.

A avaliação se dará através de registros, fotos, vídeos, mural, diário de bordo, registro semanal e relatórios de acompanhamento.

Esperamos que as informações aqui descritas revelem as nossas intenções para o ano de 2020, no que diz respeito às aprendizagens dos pequenos. Como esse documento é flexível será visitado e revisitado sempre que necessário no decorrer do ano, já que a busca pela excelência é o que nos motiva diariamente.

                                                            Professoras: Lenice e Milene (manhã)

                       Sonia e Ivanilda (tarde)

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENCERRAMENTO 2020 - CEI PARQUE FONGARO

Famílias, um ano desafiador chegando ao fim... e hoje queremos agradecer a parceria!!! Vocês foram importantes, intermediando o percurso de ...