Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação do Ipiranga
CARTA DE INTENÇÕES PARA OS BERÇÁRIOS II C E D PÓS
QUARENTENA.
De acordo com a
Orientação Normativa sobre Registros na educação Infantil 01/19, a Carta de
Intenções substitui o Plano Anual de trabalho, sendo um documento que expõe
nossas intenções e possíveis metas a serem alcançadas no ano de 2020, no que
tange o desenvolvimento dos bebês dos Berçários II C e D. Desta forma e tendo
como norte os documentos em vigor na cidade de São Paulo, a saber, Currículo da
Cidade – Educação Infantil, Indicadores de Qualidade e o PPP da UE,
disponibilizados pela Rede Municipal de Educação e pela Unidade para estudo,
análise, reflexão e ação, nos propomos a trabalhar com os pequenos de maneira a
contribuir com o desenvolvimento cognitivo, físico e social de todos.
Assim iniciamos nossa
Carta de Intenções para o ano de 2020, tendo em mente que próximo ao segundo
semestre ela seria reescrita. No entanto, por mais que estivéssemos preparadas
para essa etapa, nunca poderíamos imaginar que a reescrita da nossa carta nos
encontraria na situação em que estamos.
Estávamos no final do
mês de março, um pequeno percurso já havia sido trilhado com acolhimento e a
adaptação dos bebês e das famílias. E estávamos satisfeitas, pois os bebês já
haviam construído vínculo com as professoras, o choro era menos intenso e eles
reconheciam-nas e as tinham como referência.
Quando chega a notícia que as escolas seriam fechadas, para proteção de todos envolvidos, que tínhamos apenas uma
semana para nos organizarmos para o isolamento social. E assim, de repente não
poderíamos mais estar próximos e convivendo no mesmo espaço, pois o corona
vírus, causador da doença covid 19, sem ser convidado, havia se instalado no
seio da nossa sociedade e devastador, como nos outros países, nos empurrava
para a quarentena. O processo de adaptação, iniciado em fevereiro, foi interrompido
e deu lugar a uma série de perguntas, a princípio sem respostas: Como ficariam
as crianças e os bebês sem o atendimento do CEI, logo agora que tudo estava
caminhando tão bem? Desta forma, nosso trabalho com os bebês foi interrompido,
hoje nos encontramos na expectativa de retornar nossas atividades. Contudo,
pensamos que para o momento em que estamos o mais importante é retomarmos todo
o processo de acolhimento, de reconhecimento do espaço, de replanejamento das
atividades, dando ênfase ao acolhimento da equipe como um todo, desde as
meninas da limpeza, da cozinha, das professoras, da gestão, dos bebês, das
crianças e das famílias. Oportunizando a escuta das trajetórias durante o
período de isolamento que impediu as atividades presenciais e as interações e
brincadeiras. Enfim, acolher as expectativas de todos. Estamos isolados, mas
procurando com o que temos em mãos nos mantermos próximos, através dos canais
que dispomos, Blog, Face, E-mail, Google Classroom. É tudo novo, exigindo
adaptações e estamos lidando com o momento da melhor maneira possível.
Pensar em planejamento
pedagógico na nova situação, nos levou a refletir e reinventar a ação docente,
buscando assim a manutenção de vínculos com as famílias, levando propostas de
vivências que pudessem ser realizadas no ambiente de cada um, visto que o
momento pede cautela, sensibilidade e muita empatia, pois cada família tem as
suas peculiaridades e sairá do isolamento cada um com sua história, vivência e
aprendizado. O que nós professoras do Berçário II C e D podemos garantir é que
estaremos aqui para juntas reconstruirmos nosso presente a fim de garantirmos
um futuro melhor e mais feliz aos nossos bebês e a comunidade escolar
envolvida.
Até breve...
Professoras:
Lenice e Milene (manhã)
Sonia e Ivanilda (tarde)
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