CARTA DE INTENÇÕES BI A/B - 2020


                          Carta de Intenções - Berçário I A e B – 2020
Iniciamos o ano com 14 bebês de 0 a 11 meses, o agrupamento é bem diversificado dentro dessa faixa etária, sendo que alguns se encontravam logo nos primeiros meses de vida e outros já engatinhavam e ensaiavam os primeiros passos.  Para que nesse início fosse assegurada uma adaptação tranquila para os bebês e suas famílias foi proposto um horário diferenciado nesse período de acolhimento, proporcionando momentos de troca entre as famílias e professoras e que pudéssemos conhecer melhor os gostos e preferências de cada um. Definimos um escalonamento de horários, para que os pequenos aumentassem gradualmente o tempo de permanência no CEI, e que aos poucos pudessem estabelecer vínculo com as professoras, os colegas e o ambiente.
Foram realizadas diferentes reflexões, diálogos e troca entre a equipe pedagógica, para elaborarmos um planejamento voltado ao acolhimento. O foco principal era oferecer maior segurança aos bebês e famílias e diminuir as angústias diante dessa primeira separação pois normalmente é a primeira experiência fora do âmbito familiar.
O contato inicial dos bebês juntamente com a família nos primeiros momentos no CEI foi de extrema importância e rico em trocas de informações entre famílias e professoras a fim de conhecer e entender seus costumes e hábitos que, irão compor seu desenvolvimento durante a rotina do berçário. Foi essencial a escuta do que os familiares esperavam e explicar as concepções e os processos de aprendizagem que serão desenvolvidos durante o nosso ano letivo. Apresentamos os espaços, a equipe, a linha de tempo das vivências, cuidados, alimentação e descanso assim como a oportunidade de participação da família, construindo um elo inicial de parceria para que juntos pudéssemos construir um ambiente saudável de acolhimento e descobertas significativas.
Dentre os estímulos de desenvolvimento integral no berçário, estão a fala, onde vivências de emissões de sons ao balbuciar, imitação, observação do tom de voz durante uma contação de histórias, ao ouvir cantigas de roda, nas interações entre adultos e bebês durante os momentos da rotina, em que desenvolverão expressões faciais e gestuais, construindo sua aprendizagem ao fazer parte das diferentes e ricas experiências de sua vivência, à medida que se relacionam através das interações e brincadeiras.
Ao vivenciar as situações de forma integral, acolhemos os bebês e suas emoções, seus desejos e interesses, cuidando e educando-os como sujeitos ativos, que se constituem nas experiências vividas.
A aprendizagem se constrói acolhendo, ouvindo, encorajando, apoiando no sentido de desenvolver o pensar e agir, os seus gestos, suas expressões e desenvolvem as suas múltiplas linguagens pertencentes a um território.
Serão planejados momentos, ambientes e materiais que proporcionem brincadeiras, estimulem a interação, relações de amizade, solidariedade e cooperação entre todos os bebês.
Buscamos uma escuta ativa e atenta as diversas formas de expressão dos bebês, compreendendo as suas linguagens próprias e ao que estão nos dizendo por meio do gesto, do movimento, do choro, da fala e as diferentes maneiras de se comunicarem, cada qual com a sua peculiaridade.
Iremos estimular os bebês através das brincadeiras, favorecendo o engatinhar, subir, descer, pular em pequenos obstáculos e rolar.      Serão propostos momentos de interação de bebês da mesma idade e diferentes faixas etárias, favorecendo a autonomia na exploração do ambiente e do próprio corpo. As brincadeiras visam a descoberta do mundo através da exploração sensorial dos bebês, podendo manipular objetos de diferentes formas, cores, tamanhos e texturas, sendo elementos da natureza ou materiais não estruturados.  Iremos propor vivências que aguçam a curiosidade dos bebês e que despertem o interesse em empilhar, montar, selecionar e separar usando diferentes critérios de percepção.
Faremos projetos voltados aos sentidos como o paladar, experimentando sabores variados como doce, salgado, amargo, azedo, assim como também, outros aspectos como o tato, através de atividades sensoriais com texturas macias, ásperas, lisas, rugosas, pegajosas, além de sensações através do olfato e aromas encontrados na natureza, entre eles, ervas, frutais e outros.
Atividades com tintas feitas a partir de elementos naturais como café, açafrão, beterraba, espinafre, cenoura e outros, proporcionando momentos de liberdade criativa e novas experiências de cores e texturas.
O projeto sonoro também faz parte das nossas intenções, com as interações no parque sonoro, manipulação e exploração de instrumentos musicais, produção de sons com a boca, mãos e corpo, e atividades lúdicas com brinquedos sonoros confeccionados a partir de materiais não estruturados.
Após este breve início de ano com os bebês, interrompemos nossas ações educativas presenciais por circunstâncias da quarentena que visa garantir o isolamento social por conta da Pandemia de Covid19, uma doença com alto grau de letalidade. Por conta desta situação inédita, surgiu a necessidade de retomar os nossos documentos orientadores, para replanejar este período de atendimento através do trabalho remoto onde buscamos, orientadas pela Secretaria Municipal de Educação, estabelecer contato com as famílias no intuito de preservar este vínculo que estava se formando, através da escuta das suas necessidades, dicas e apoio pedagógico. Nossa intenção é que as famílias se sintam acolhidas e que este vínculo se mantenha, fortalecendo-se através desta troca de informações.
Conforme orientações pretendemos dialogar com as famílias mantendo uma comunicação através de ferramentas de comunicação virtual como: Google Sala de aula, Blog Cei Parque Fongaro, Facebook da escola, grupo de WhatsApp e por e-mail institucional. A fim de estabelecer um diálogo para com as famílias enviamos dois questionários para pesquisa de opinião, exercitando esta escuta tão importante neste momento. Nossa intenção é proporcionar espaço de diálogo para com as famílias, trazendo sugestões de vivências prazerosas e que favoreçam a interação de toda a família.
Até o momento a adesão das famílias ao uso do ambiente virtual está em ampliação, apenas 6 famílias responderam aos questionários encaminhados via Google Forms e somente alguns pais relatam interesse em compartilhar trocas de experiência através de mídias digitais. A partir da análise das respostas encaminhada através dos questionários é possível compreender que as famílias têm dificuldade de conciliar as atividades diárias do cuidado de bebês tão pequenos com a organização de momentos de brincadeira e exploração, mas que estão abertas a novas sugestões. Iremos continuar investindo esforços para maior participação das famílias e que o uso dessas ferramentas de comunicação fortaleça o vínculo entre família e a equipe pedagógica.
Ao retornar para a U.E, voltaremos a nossa proposta inicial de acolhimento aos bebês e famílias com olhar sensível a necessidade individual de cada um, considerando inclusive os bebês novos que já estão matriculados, mas ainda não começaram a frequentar o CEI, devido terem poucos meses de vida.
Pretendemos dar continuidade aos projetos institucionais da Horta Pedagógica e da Maleta Literária, que favorecem a integração de todos do CEI através da contribuição de cada agrupamento de acordo com as conquistas de cada faixa etária.
         Desejamos que, ao final desse período crítico,  em nosso retorno, a intenção de ser um espaço de acolhida novamente a estas famílias, buscando garantir seus direitos de cuidado, de escuta, de desenvolvimento integral dentro do espaço escolar, numa parceria entre a escola e as famílias de maneira que todos nós fiquemos fortalecidos ao final desta experiência. As nossas ações continuaram pautadas no compromisso com o desenvolvimento integral da criança, conforme as Diretrizes Curriculares, e a concepção de criança de acordo com o nosso Projeto Político Pedagógico, através de olhar atento, sensível, delicado e observador a todas suas necessidades.
Professoras: Verônica, Sabrina, Érica e Marlei.






ENCERRAMENTO 2020 - CEI PARQUE FONGARO

Famílias, um ano desafiador chegando ao fim... e hoje queremos agradecer a parceria!!! Vocês foram importantes, intermediando o percurso de ...