Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação do Ipiranga
CARTA
DE INTENÇÕES
Iniciamos
2020 com muitas expectativas em relação às nossas crianças. Explicaremos por
meio desta carta nossas intenções para as ações que ocorrerão ao longo deste
ano letivo.
Pautados
no Currículo da Cidade – Educação Infantil (São Paulo, 2019); nos Indicadores
de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (São Paulo, 2015); na Legislação
Educacional em vigor e no Projeto Político Pedagógico da Unidade, buscaremos
construir um percurso rico em aprendizagem, afeto e respeito, onde a criança
seja protagonista nesse processo.
Temos
como ponto de partida o fortalecimento de vínculos com as crianças, visto que
algumas delas ao se despedirem dos pais na entrada, ainda ficam inseguras,
desta forma procuramos diariamente criar um ambiente acolhedor, que contemplem
seus interesses e possibilitem a descoberta de suas preferências, tornando esse
momento tranquilo e prazeroso, assim como realizar atividades que promovam a
aproximação do grupo, valorizando e respeitando a identidade de cada um, a
escuta de seus interesses durante rodas de conversas dando voz a seus desejos,
como também o estabelecimento de combinados para uma melhor organização.
Através
da literatura infantil pretendemos alimentar a imaginação, a criatividade, o
faz de conta e também auxiliar no reconhecimento das emoções e sentimentos por
meio da contação de histórias. Despertar na criança a valorização e o cuidado
no manuseio dos livros, além de ampliar e enriquecer o vocabulário e oralidade.
As
brincadeiras serão organizadas para promover vivências, interações e
experiências no campo sensorial, artístico e simbólico, bem como explorar
materiais de largo alcance (naturais ou não) através do brincar heurístico,
possibilitando o brincar livre, a construção e a descoberta de novas formas de
brincar, aprender, levantando e testando hipóteses e desafios matemáticos
incorporados no cotidiano. Olhando para o espaço físico que possuímos não
podemos deixar de oportunizar ricas vivências com a natureza, onde as crianças
estarão em contato direto com terra, água, vento, fogo (o elemento fogo não se
constitui unicamente pela chama acesa) e alguns bichinhos de jardim, bem como ressignificá-los
em alguns momentos para novas propostas e interações.
Observamos
ainda no período de adaptação o encantamento por algumas de nossas crianças ao
observar e explorar o percurso da bexiga sendo levada pelo vento, dando
gargalhadas quando escapavam pelo buraco da cerca ou quando conseguiam empilhar
várias bexigas. Isso nos levou a pensar em outros tipos de vivências para
explorar o vento.
Destacamos
neste início o interesse do grupo pelas cores e materiais riscantes, desta
forma, a Arte terá um papel de destaque em nosso percurso, com experimentação
de tintas (inclusive naturais), materiais grafáveis diversos, texturas variadas
e colagens, vivências que oportunizem a observação, a investigação e o
imaginário das crianças. Ainda dentro do campo artístico encontramos a música,
que é sempre um momento de muita alegria para os pequenos, desta forma
buscaremos apresentar diversos ritmos musicais contribuindo com a ampliação
cultural, com o desenvolvimento da oralidade, dos movimentos e expressões corporais.
Estabelecer
parceria com as famílias em busca da autonomia da criança no cuidado de si, do
outro e do ambiente, incentivando e auxiliando a pegar e guardar seus pertences
(blusas, calçados e acessórios), calçar-se, vestir-se, alimentar-se sozinho, limpar
o nariz, auxiliar na organização dos espaços guardando os brinquedos, como
também no desfralde e na utilização do banheiro.
Os
Projetos Institucionais (Biblioteca Circulante e Vivências no Ambiente Natural:
Horta pedagógica e outros territórios), permitirão às crianças compartilharem
com suas famílias o prazer pela leitura e os saberes naturais.
Mas o
que desejamos acima de tudo é que seja um ano de muito aprendizado e de muitas
trocas de saberes, que o ano seja alegre e cheio de conquistas para os nossos
pequenos. Esse percurso não é engessado e quem nos guiará por ele ou por outros
caminhos serão nossas crianças. A escuta ativa norteia e possibilita o
revisitar o nosso planejar, buscando novos caminhos.
De
repente tudo parou, já não podemos mais ter aquele contato diário, não podemos
mais contar histórias, nem ouvir as histórias de nossas crianças, aquele abraço
gostoso ou as brincadeiras com os amigos no parque também já não são possíveis,
pois o isolamento social nos distanciou temporariamente.
Estamos
vivendo dias de muitos desafios e estudos na busca da melhor forma de
continuarmos conectados, mantendo laços sem invadir a privacidade de cada
família. Acreditamos numa infância onde as crianças possam vivenciar as
principais atividades ao seu desenvolvimento que são brincar e interagir.
Os
canais virtuais serão um importante aliado para nossa comunicação neste
momento, mas eles devem ser para uso principalmente do adulto, deixando para as
crianças os momentos de contação de histórias e as vivências que poderão ser
realizadas para interagirem. Buscamos
ouvir as necessidades de vocês para então planejarmos nossas ações, sem fugir
do que acreditamos como infância, então as sugestões enviadas serão focadas no
vínculo familiar, na interação, só que desta vez com vocês familiares e com o
ambiente que os cerca, podendo ser ele interno ou externo (dentro ou fora de
casa – através do olhar para fora), as histórias também serão compartilhadas
para que juntos entrem no mundo da imaginação.
Estamos
em tempo de refletir o que de fato é essencial em nossas vidas, o que se perdeu
ao longo de nossa caminhada como ser humano e o que precisa ser resgatado. O
bem estar familiar, o afeto e o respeito sem dúvida devem ser fortalecidos e
transmitidos a nossas crianças nesse momento e por isso nosso cuidado.
Nosso
retorno ainda não tem data para acontecer, porém temos uma certeza, que estamos
ansiosas por este dia, onde estaremos novamente num espaço que bebês e crianças
serão protagonistas de seu processo de aprendizado, faremos isso através da
escuta seus interesses e necessidades, organizando os espaços, buscando
ressignificá-los sem perder o encantamento, possibilitando novas descobertas e
fortalecendo o potencial de cada um deles.
Neste
momento precisaremos fortalecer nossa parceria entre família, escola e nós
professores para que esse retorno não seja marcado por traumas e sim como
reconexão com a vida, uma nova oportunidade, respeitando as angústias e o tempo
das crianças. Certamente o apoio da família em nosso trabalho e espaço trará
mais segurança aos pequenos que poderão desfrutar de muitas brincadeiras e
aprendizado.
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