CARTA DE INTENÇÕES - MGI A/B - 2020


                                                                                Secretaria Municipal de Educação
                                                                                   Diretoria Regional de Educação do Ipiranga
                                                                           Rua Joaquim Gonçalves Andrade, 66 – Parque Fongaro.
                                                                                               CEP 04257-020 – Tel.: 29466434


AGRUPAMENTO; MG I A/B
CARTA DE INTENÇÕES

Iniciamos 2020 com muitas expectativas em relação às nossas crianças. Explicaremos por meio desta carta nossas intenções para as ações que ocorrerão ao longo deste ano letivo.
Pautados no Currículo da Cidade – Educação Infantil (São Paulo, 2019); nos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (São Paulo, 2015); na Legislação Educacional em vigor e no Projeto Político Pedagógico da Unidade, buscaremos construir um percurso rico em aprendizagem, afeto e respeito, onde a criança seja protagonista nesse processo.
Temos como ponto de partida o fortalecimento de vínculos com as crianças, visto que algumas delas ao se despedirem dos pais na entrada, ainda ficam inseguras, desta forma procuramos diariamente criar um ambiente acolhedor, que contemplem seus interesses e possibilitem a descoberta de suas preferências, tornando esse momento tranquilo e prazeroso, assim como realizar atividades que promovam a aproximação do grupo, valorizando e respeitando a identidade de cada um, a escuta de seus interesses durante rodas de conversas dando voz a seus desejos, como também o estabelecimento de combinados para uma melhor organização.
Através da literatura infantil pretendemos alimentar a imaginação, a criatividade, o faz de conta e também auxiliar no reconhecimento das emoções e sentimentos por meio da contação de histórias. Despertar na criança a valorização e o cuidado no manuseio dos livros, além de ampliar e enriquecer o vocabulário e oralidade.
As brincadeiras serão organizadas para promover vivências, interações e experiências no campo sensorial, artístico e simbólico, bem como explorar materiais de largo alcance (naturais ou não) através do brincar heurístico, possibilitando o brincar livre, a construção e a descoberta de novas formas de brincar, aprender, levantando e testando hipóteses e desafios matemáticos incorporados no cotidiano. Olhando para o espaço físico que possuímos não podemos deixar de oportunizar ricas vivências com a natureza, onde as crianças estarão em contato direto com terra, água, vento, fogo (o elemento fogo não se constitui unicamente pela chama acesa) e alguns bichinhos de jardim, bem como ressignificá-los em alguns momentos para novas propostas e interações.
Observamos ainda no período de adaptação o encantamento por algumas de nossas crianças ao observar e explorar o percurso da bexiga sendo levada pelo vento, dando gargalhadas quando escapavam pelo buraco da cerca ou quando conseguiam empilhar várias bexigas. Isso nos levou a pensar em outros tipos de vivências para explorar o vento.
Destacamos neste início o interesse do grupo pelas cores e materiais riscantes, desta forma, a Arte terá um papel de destaque em nosso percurso, com experimentação de tintas (inclusive naturais), materiais grafáveis diversos, texturas variadas e colagens, vivências que oportunizem a observação, a investigação e o imaginário das crianças. Ainda dentro do campo artístico encontramos a música, que é sempre um momento de muita alegria para os pequenos, desta forma buscaremos apresentar diversos ritmos musicais contribuindo com a ampliação cultural, com o desenvolvimento da oralidade, dos movimentos e expressões corporais.
Estabelecer parceria com as famílias em busca da autonomia da criança no cuidado de si, do outro e do ambiente, incentivando e auxiliando a pegar e guardar seus pertences (blusas, calçados e acessórios), calçar-se, vestir-se, alimentar-se sozinho, limpar o nariz, auxiliar na organização dos espaços guardando os brinquedos, como também no desfralde e na utilização do banheiro.
Os Projetos Institucionais (Biblioteca Circulante e Vivências no Ambiente Natural: Horta pedagógica e outros territórios), permitirão às crianças compartilharem com suas famílias o prazer pela leitura e os saberes naturais.
Mas o que desejamos acima de tudo é que seja um ano de muito aprendizado e de muitas trocas de saberes, que o ano seja alegre e cheio de conquistas para os nossos pequenos. Esse percurso não é engessado e quem nos guiará por ele ou por outros caminhos serão nossas crianças. A escuta ativa norteia e possibilita o revisitar o nosso planejar, buscando novos caminhos.
De repente tudo parou, já não podemos mais ter aquele contato diário, não podemos mais contar histórias, nem ouvir as histórias de nossas crianças, aquele abraço gostoso ou as brincadeiras com os amigos no parque também já não são possíveis, pois o isolamento social nos distanciou temporariamente.
Estamos vivendo dias de muitos desafios e estudos na busca da melhor forma de continuarmos conectados, mantendo laços sem invadir a privacidade de cada família. Acreditamos numa infância onde as crianças possam vivenciar as principais atividades ao seu desenvolvimento que são brincar e interagir.
Os canais virtuais serão um importante aliado para nossa comunicação neste momento, mas eles devem ser para uso principalmente do adulto, deixando para as crianças os momentos de contação de histórias e as vivências que poderão ser realizadas para interagirem.  Buscamos ouvir as necessidades de vocês para então planejarmos nossas ações, sem fugir do que acreditamos como infância, então as sugestões enviadas serão focadas no vínculo familiar, na interação, só que desta vez com vocês familiares e com o ambiente que os cerca, podendo ser ele interno ou externo (dentro ou fora de casa – através do olhar para fora), as histórias também serão compartilhadas para que juntos entrem no mundo da imaginação.
Estamos em tempo de refletir o que de fato é essencial em nossas vidas, o que se perdeu ao longo de nossa caminhada como ser humano e o que precisa ser resgatado. O bem estar familiar, o afeto e o respeito sem dúvida devem ser fortalecidos e transmitidos a nossas crianças nesse momento e por isso nosso cuidado.
Nosso retorno ainda não tem data para acontecer, porém temos uma certeza, que estamos ansiosas por este dia, onde estaremos novamente num espaço que bebês e crianças serão protagonistas de seu processo de aprendizado, faremos isso através da escuta seus interesses e necessidades, organizando os espaços, buscando ressignificá-los sem perder o encantamento, possibilitando novas descobertas e fortalecendo o potencial de cada um deles.
Neste momento precisaremos fortalecer nossa parceria entre família, escola e nós professores para que esse retorno não seja marcado por traumas e sim como reconexão com a vida, uma nova oportunidade, respeitando as angústias e o tempo das crianças. Certamente o apoio da família em nosso trabalho e espaço trará mais segurança aos pequenos que poderão desfrutar de muitas brincadeiras e aprendizado.

Professoras da sala verde: Silmara, Regiane, Marisa e Regina


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