Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação do Ipiranga
CARTA
DE INTENÇÕES MG I - D
Professoras Mara e Viviane
Iniciamos o ano acolhendo as famílias e as crianças
do MG1 D, e a partir deste processo, elaboramos nossas intenções para o ano de
2020. Inicialmente estas intenções, contemplavam de forma geral, o trabalho a
partir do que conhecemos sobre as crianças por meio do acolhimento no início do
ano, além do trabalho com os projetos institucionais do CEI.
Eis que tudo mudou…o distanciamento social se
tornou inevitável, e um novo olhar para nossas intenções será necessário.
Continuamos entendendo que as crianças, ainda que de forma distanciada, podem
compartilhar da experiência de integrar em um grupo. Nossa primeira carta de
intenção, iniciava destacando o trabalho com as placas de rotina, com a
finalidade de provocar a sensação de pertencimento ao espaço educativo como um
todo. Na atual situação, o objetivo é saber que o vínculo pode ser mantido,
mesmo que estejamos em outros espaços, e em outras rotinas. Assim, o trabalho
ganhará uma outra abordagem: no ambiente familiar, acreditamos que poderemos
contribuir com o olhar pedagógico, para que, considerada a diversidade da
rotina de cada família, as necessidades educacionais e de desenvolvimento das
crianças sejam atendidas, sendo consideradas também, as necessidades das
famílias.
Entendemos que agora estamos vivendo um momento
diferente, e em nenhum momento nossa ação se dará no sentido de tornar o lar um
ambiente escolar. A criança está em constante aprendizagem, através de
investigação própria, e das relações que constroem com as pessoas, adultos e
crianças e com os territórios nos quais estão inseridas.
Nossa abordagem inicial junto aos familiares, se
dará por meio de carta às famílias e leitura dos questionários com o intuito de
conhecer melhor como estão vivenciando este processo, antes de um primeiro
contato com as crianças.
Nossas postagens terão como objetivo fornecer
repertório para enriquecer essas relações e manter a conexão com as famílias e
crianças da nossa turma, de forma respeitosa e contextualizada.
Proporcionando às crianças experiências que
perpassam por diversos campos, de forma integrada, valorizando sempre o
processo de experimentações, e indo além do que as crianças possam conceber
como produto final, valorizando o protagonismo, a criatividade e o vínculo
entre a família dentro deste processo. Atuar na parceria para que as famílias
construam um espaço de produção simbólica no ambiente de casa, é também uma
intenção, dada a importância das brincadeiras, das histórias, da arte, do
diálogo e de outros meios que permitem a aprendizagem e a elaboração de
sentimentos frente ao que estamos vivendo.
Processo esse, caminho que construiremos junto com
a família, em constante troca, respeitando sua privacidade, e o sentimento de
vivenciar esse momento de pandemia.
O retorno ainda incerto, será de acolhimento e de
resgate das relações pessoais construídas, com a família bebês e crianças. Não
sabemos as condições que teremos neste momento, mas é certo que os princípios
de interação, e aprendizagem por meio das brincadeiras, permearão nossas
intenções, para que o processo seja significativo.
Há de se considerar que não retomaremos friamente
de onde paramos presencialmente, mas sim, juntando-se a isso, tentaremos
resgatar o vivido a distância, para que possamos dar mais sentido a esta
readaptação.
Estas, não são intenções solidificadas, mas podem
ser transformadas, pois temos como termômetro o repertório que as próprias
crianças e famílias nos trazem, se transformando assim, junto a nós, em
protagonistas da nossa jornada de aprendizagem
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