segunda-feira, 17 de junho de 2019

Atenção! Atenção! Inauguramos nosso Parque Sonoro

Um sábado de sol, famílias e crianças animadas, equipe satisfeita e muito, muito, som...

INAUGURAMOS NOSSO PARQUE SONORO!!!



























terça-feira, 11 de junho de 2019

Luz, sombra e Canção! - BII E e F

Luz, sombra e Canção!

Na semana passada, os bebês da Sala Amarela ouviram história musicada, com teatro de sombras, que foi feito com um lençol, lanternas e bichos!
Vejam algumas imagens dessa experiência empolgante!












sexta-feira, 7 de junho de 2019

TEATRO DE SOMBRAS " O RATO" INTERAÇÃO DE GRUPOS: MG I A/B e B II A/B

QUANDO BEBÊS E CRIANÇAS DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS INTERAGEM, DESENVOLVEM O VOCABULÁRIO, VIVENCIAM BRINCADEIRAS NOVAS, OBSERVAM E APRENDEM JUNTAS, ESTAMOS ASSIM AMPLIANDO A OPORTUNIDADE DAS CRIANÇAS.

ESTAR ENVOLVIDOS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, AMPLIAM A RELAÇÃO DE AMIZADE, SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO.

E ASSIM OS BEBÊS DOS BERCÁRIOS II A e B, VISITARAM AS CRIANÇAS DOS MINI GRUPOS I A e B, ONDE TIVERAM O PRAZER DE PARTICIPAREM JUNTOS DO TEATRO DE SOMBRAS, NA CONTAÇÃO DA HISTÓRIA "O RATO".

AQUI AS CRIANÇAS SE TORNAM PROTAGONISTAS, CRIAM E RECRIAM.

AH!!!  QUE CURIOSIDADE... OLHINHOS BRILHANDO E O IMAGINÁRIO AGUÇADO.







CUIDADOS COM A HORTA E PRODUÇÃO DE BIOFERTILIZANTE - MG I A/B

E A TURMA SEGUE COM OLHAR CURIOSO E MUITO CUIDADO... REGAR O ALFACE E VÊ-LO CRESCER TEM SIDO MUITO IMPORTANTE...

NO DIÁLOGO DAS RODAS DE CONVERSA, SÃO ORIENTADOS E IR ATÉ A HORTA TEM SE TORNADO CADA VEZ MAIS FREQUENTE...AFINAL TEMOS QUE CUIDAR!!!















PARA DAR CONTINUIDADE E AMPLIAR O CUIDADO, PREPARARAM O BIOFERTILIZANTE, PRODUZIDO A PARTIR DE COMPOSTO ORGÂNICO (CASCAS E RESTOS DE VEGETAIS).
HÁ O TEMPO DE ESPERA, PARA QUE OCORRA A FERMENTAÇÃO...
E ASSIM, APÓS ESTE PERÍODO NOSSA HORTA RECEBERÁ NUTRIENTES IMPORTANTES DE FORMA NATURAL.








                                                             


 O OBSERVAR ATENTO E OPORTUNIZAR AS VIVÊNCIAS, TEM SIDO NOSSO OBJETIVO, AMPLIANDO O PROJETO INSTITUCIONAL.

A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL - MG I B







Ao oportunizar a criança que estruture seu próprio brinquedo ou brincadeira, permitimos que algumas funções cognitivas sejam estimuladas, pois para estruturar-se eles precisarão de organização, planejamento, flexibilidade cognitiva, criatividade, manutenção da atenção, memória operacional e diversas outras capacidades mentais.
Objetos não estruturados trabalham nos bebês e nas crianças a resolução criativa de problemas. Uma caneta, ao mesmo tempo que pode ser um telefone, vira um avião e pode ser ninado como uma boneca nana nenê. Um pote maior não cabe em outro menor. O contrário sim. A noção de encaixe, pensamento lógico e matemático está nítido nesse processo de estruturar o não estruturado. 
Além disso, ficam  muito mais tempo entretidos na brincadeira pois eles têm que construir o que, diferente do brinquedo caro, não veio pronto.
Crianças que brincam com sucata, recicláveis, potes e afins vão melhor na escola, aprendem com mais facilidade, são mais criativos, pensam fora da caixa.
E assim no cotidiano do cei, nossos pequenos crescem fazendo descobertas e vivendo a infância em busca de um desenvolvimento com aprendizagens desafiadoras.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Cuidando da horta - MG2-B

Iniciamos no mês de maio o trabalho com a nossa horta.... 
Recebemos um canteiro que será nossa responsabilidade, então começamos colocando e afofando a terra!!!





ENCERRAMENTO 2020 - CEI PARQUE FONGARO

Famílias, um ano desafiador chegando ao fim... e hoje queremos agradecer a parceria!!! Vocês foram importantes, intermediando o percurso de ...