Ao oportunizar a criança que estruture seu próprio brinquedo
ou brincadeira, permitimos que algumas funções cognitivas sejam estimuladas, pois
para estruturar-se eles precisarão de organização, planejamento, flexibilidade
cognitiva, criatividade, manutenção da atenção, memória operacional e diversas
outras capacidades mentais.
Objetos não estruturados trabalham nos bebês e nas crianças a resolução
criativa de problemas. Uma caneta, ao mesmo tempo que pode ser um telefone,
vira um avião e pode ser ninado como uma boneca nana nenê. Um pote maior não
cabe em outro menor. O contrário sim. A noção de encaixe, pensamento lógico e
matemático está nítido nesse processo de estruturar o não estruturado.
Além disso, ficam muito mais tempo entretidos na
brincadeira pois eles têm que construir o que, diferente do brinquedo caro, não
veio pronto.
Crianças que brincam com sucata, recicláveis, potes e
afins vão melhor na escola, aprendem com mais facilidade, são mais criativos,
pensam fora da caixa.
E assim no cotidiano do cei, nossos pequenos crescem fazendo descobertas e vivendo a infância em busca de um desenvolvimento com aprendizagens desafiadoras.
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