segunda-feira, 1 de abril de 2019

ADAPTAÇÃO – MOMENTO DE RECEBER E ACOLHER



Pensamos na adaptação não apenas no esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas, todas desconhecidas, enfrentando relações, regras e limites diferentes do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há, de fato, sempre um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas entendemos que o processo de conhecer e estabelecer novos vínculos depende fundamentalmente da forma como a criança é acolhida.






           Considerar a adaptação sobre o aspecto de acolher, aconchegar, procurar oferecer bem-estar, conforto físico e emocional, amparar, amplia significativamente o papel e a responsabilidade da instituição de educação neste processo. A qualidade do acolhimento deve garantir a qualidade da adaptação; portanto, trata-se de uma decisão institucional, pois há uma inter-relação entre os movimentos da criança e da instituição, fazendo parte do mesmo processo.





As famílias participando e conhecendo as vivências pelas quais seus bebês e crianças passarão a ter no seu cotidiano, torna este período mais calmo, seguro, trazendo boas contribuições para o processo, por diversas razões: diminui o medo e a ansiedade (de adultos e pequenos), iniciando assim a construção de um vínculo de confiança entre escola e família.



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