segunda-feira, 29 de abril de 2019
quinta-feira, 25 de abril de 2019
Indicadores de Qualidade - Dimensão 9
DIMENSÃO 9 - Rede de Proteção Sociocultural: Unidade Educacional,
família, comunidade e cidade
Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?
A família em parceria com o CEI e outras instituições públicas deve
garantir os direitos das crianças e bebês como: educação, saúde, proteção social e apropriação cultural. Nessa dimensão iremos discutir como
fazer com que a escola possa desempenhar cada vez melhor seu papel na defesa
desses direitos.
quarta-feira, 24 de abril de 2019
Indicadores de Qualidade - Dimensão 8
DIMENSÃO 8 - Formação e condições de trabalho das educadoras e dos
educadores
Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?
Participar da avaliação dessa dimensão nos permite compreender melhor o trabalho
desenvolvido por todas as equipes da escola, além de refletir sobre as
necessidades de formação , sejam nas condições e recursos ,
seja na segurança e na estrutura qualificadora destes momentos.
terça-feira, 23 de abril de 2019
Indicadores de Qualidade - Dimensão 7
DIMENSÃO 7 - Promoção da saúde e bem-estar: experiências de ser cuidado,
cuidar de si, do outro e do mundo
Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?
Nessa dimensão observaremos os seguintes aspectos :
1- o cuidado da saúde dos bebês e das crianças, ou seja, se as
crianças são incentivadas a cuidarem de sua saúde e higiene e se suas necessidade individuais são respeitadas;
2- alimentação, a oferta de variedade de alimentos e formas de
preparo, bem como as informações sobre a alimentação passadas às famílias
3- limpeza, conforto e segurança nos espaços e ambientes do CEI.
Indicadores de Qualidade - Dimensão 6
DIMENSÃO 6 - Ambientes educativos: tempos, espaços e materiais
Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?
Nessa dimensão observaremos a organização dos ambientes, o uso dos
tempo, a seleção e oferta de materiais .
Avaliaremos as oportunidades
que os espaços e materiais oferecem aos bebês e crianças em suas
potencialidades inventivas, autonomia e criatividade.
segunda-feira, 22 de abril de 2019
Indicadores de Qualidade - Dimensão 5
DIMENSÃO 5 - Relações étnico-raciais e de gênero
Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?
Nessa dimensão verificaremos como tem acontecido o trabalho cotidiano junto aos bebês e crianças sobre promoção da igualdade racial, étnica e de gênero.
Essa dimensão é essencial para a construção de identidades de raça, etnia
e gênero saudáveis e livres de preconceitos. A instituição escolar é um espaço onde surgir
diferenças e essas diferenças devem ser vividas por todos no interior da
escola de maneira natural.
Indicadores de Qualidade - Dimensão 4
DIMENSÃO 4 - Interações
Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?
Nessa dimensão olharemos as formas de interações que
acontecem dentro do CEI com as famílias e/ou comunidade, educadores e crianças, crianças e crianças, bebês e crianças.
Avaliaremos se estamos considerando o desenvolvimento social dos pequenos e o entendimento que todos têm seu espaço e maneiras diferente de
se comunicar.
quarta-feira, 17 de abril de 2019
Indicadores de Qualidade - Dimensão 3
DIMENSÃO 3 - Multiplicidade de experiências e linguagens em contextos
lúdicos para as infâncias
Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?
Nessa dimensão vamos refletir sobre as diferentes formas de brincar,
espaços, materiais e brinquedos que são oferecidos para os bebês e crianças. Avaliaremos o que é proposto para trabalhar com as diferentes linguagens (música, desenho/pinturas, jogos de faz de conta, histórias, etc).
terça-feira, 16 de abril de 2019
Indicadores de Qualidade - Dimensão 2
DIMENSÃO 2 - - Participação, escuta e autoria de bebês e crianças
Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?
Nesta dimensão O INTERESSANTE será verificarmos se estamos considerando as diferentes maneiras dos bebês e crianças se relacionarem com o mundo. Essas diferentes formas de manifestação podem ser por meio de desenhos,
histórias ou mesmo um choro ou carinho.
Nessa dimensão vamos discutir se essas manifestações são levadas em conta pelas educadoras do CEI.
Nessa dimensão vamos discutir se essas manifestações são levadas em conta pelas educadoras do CEI.
Assinar:
Postagens (Atom)
ENCERRAMENTO 2020 - CEI PARQUE FONGARO
Famílias, um ano desafiador chegando ao fim... e hoje queremos agradecer a parceria!!! Vocês foram importantes, intermediando o percurso de ...
-
FAMÍLIAS - A sugestão de hoje é criar um binóculo utilizando materiais de uso diário e sucatas, criando novas funções para esses objetos. ...
-
O convite de hoje é para mais uma brincadeira divertida. Tum tum é uma brincadeira do Continente Africano que teve origem no país de Togo. ...
-
O lá crianças e famílias, tudo bem com vocês? Que tal uma experiência refrescante, divertida e cheia de arte? Hoje, nossa proposta é brinc...