quinta-feira, 25 de abril de 2019

Indicadores de Qualidade - Dimensão 9


DIMENSÃO 9 - Rede de Proteção Sociocultural: Unidade Educacional, família, comunidade e cidade



       Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?



A família em parceria com o CEI e outras instituições públicas deve garantir os direitos das crianças e bebês como: educação, saúde, proteção social e apropriação cultural. Nessa dimensão iremos discutir como fazer com que a escola possa desempenhar cada vez melhor seu papel na defesa desses direitos.



quarta-feira, 24 de abril de 2019

Indicadores de Qualidade - Dimensão 8


DIMENSÃO 8 - Formação e condições de trabalho das educadoras e dos educadores

Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?


Participar da avaliação dessa dimensão nos permite compreender melhor o trabalho desenvolvido por todas as equipes da escola, além de refletir sobre as necessidades de formação , sejam nas condições e recursos , seja na segurança e na estrutura qualificadora destes momentos.




terça-feira, 23 de abril de 2019

Indicadores de Qualidade - Dimensão 7


DIMENSÃO 7 - Promoção da saúde e bem-estar: experiências de ser cuidado, cuidar de si, do outro e do mundo

Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?


Nessa dimensão observaremos os seguintes aspectos :

1-  o cuidado da saúde dos bebês e das crianças, ou seja, se as crianças são incentivadas a cuidarem de sua saúde e higiene e se suas necessidade individuais são respeitadas;

2-  alimentação, a oferta de variedade de alimentos e formas de preparo, bem como as informações sobre a alimentação passadas às famílias

3- limpeza, conforto e segurança nos espaços e ambientes do CEI.




Indicadores de Qualidade - Dimensão 6


DIMENSÃO 6 - Ambientes educativos: tempos, espaços e materiais



Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?




Nessa dimensão observaremos a organização dos ambientes, o uso dos tempo, a seleção e oferta de materiais .
 Avaliaremos as oportunidades que os espaços e materiais oferecem aos bebês e crianças em suas potencialidades inventivas, autonomia e criatividade.






segunda-feira, 22 de abril de 2019

Cardápio - Semana de 22/04 à 25/04



Indicadores de Qualidade - Dimensão 5


DIMENSÃO 5 - Relações étnico-raciais e de gênero



Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?


Nessa dimensão verificaremos como tem acontecido o trabalho cotidiano junto aos bebês e crianças sobre promoção da igualdade racial, étnica e de gênero.  
Essa dimensão é essencial para a construção de identidades de raça, etnia e gênero saudáveis e livres de preconceitos. A instituição escolar é um espaço onde surgir diferenças e essas diferenças devem ser vividas por todos no interior da escola de maneira natural.



Indicadores de Qualidade - Dimensão 4

DIMENSÃO 4 - Interações


Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?

Nessa dimensão olharemos as formas de interações que acontecem dentro do CEI com as famílias e/ou comunidade, educadores e crianças, crianças e crianças, bebês e crianças. Avaliaremos se estamos considerando o desenvolvimento social dos pequenos e o entendimento que todos têm seu espaço e maneiras diferente de se comunicar.





quarta-feira, 17 de abril de 2019

Indicadores de Qualidade - Dimensão 3


DIMENSÃO 3 - Multiplicidade de experiências e linguagens em contextos lúdicos para as infâncias

Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?

Nessa dimensão vamos refletir sobre as diferentes formas de brincar, espaços, materiais e brinquedos que são oferecidos para os bebês e crianças. Avaliaremos  o  que é proposto para trabalhar com as  diferentes linguagens (música, desenho/pinturas, jogos de faz de conta,  histórias, etc).








terça-feira, 16 de abril de 2019

Indicadores de Qualidade - Dimensão 2

DIMENSÃO 2 - - Participação, escuta e autoria de bebês e crianças

Que olhar atento temos que ter para esta dimensão?

Nesta dimensão O INTERESSANTE será verificarmos se estamos considerando as diferentes maneiras dos bebês e crianças  se relacionarem com o mundo. Essas diferentes formas de manifestação podem ser por meio de desenhos, histórias ou mesmo um choro ou carinho. 
Nessa dimensão vamos discutir se essas manifestações são levadas em conta pelas educadoras do CEI.




ENCERRAMENTO 2020 - CEI PARQUE FONGARO

Famílias, um ano desafiador chegando ao fim... e hoje queremos agradecer a parceria!!! Vocês foram importantes, intermediando o percurso de ...