quinta-feira, 14 de maio de 2020

Bola ao cesto


Convite - brincar com bola


            Brincar com bolas é muito divertido! A família toda poderá participar desta brincadeira!! . No dia a dia do CEI brincamos de bola frequentemente. Vivências em que as crianças se tornam bastante participativas e elas ficam entusiasmadas ao brincarem com este brinquedo tão popular.

           Para brincarem de “Bola ao Cesto” serão necessárias uma ou mais bolas. Pode-se utilizar bolas de diferentes tamanhos. Juntamente com a criança também poderão confeccionar bolas de meia ou de papel. Com certeza a criança ficará feliz em confeccionar sua própria bolinha com a ajuda da família. Também é necessário um cesto, uma caixa  ou uma bacia.







            Preparem um ambiente da casa em que tenha espaço suficiente para a criança arremessar as bolas. Também podem variar a brincadeira pegando o cesto com as mãos. Podem contar com a criança quantas vezes ela acertou ou vocês acertaram. Brinquem junto com a criança e faça deste momento uma experiência divertida!




Essa atividade foi planejada a partir da sugestão do site https://www.tempojunto.com/2020/04/17/25-ideias-para-brincar-com-objetos-da-casa/
 Indicado no material TRILHAS DE APRENDIZAGENS - PMSP/SME


quarta-feira, 13 de maio de 2020

Exploração e diversão com caixas

   Caixas de Papelão


  
Agora, vamos falar de algo simples, que muitas vezes chega aos nossos lares e as descartamos, sem pensar em quanto ela pode ser útil, não só para a organização, mas também para a brincadeira com as crianças, são as famosas caixas de papelão.
As caixas de papelão podem ser um grande aliado durante as brincadeiras como material de largo alcance. Por ser muito versátil, as crianças conseguem criar propostas incríveis com elas, além de estimular a criação e reciclar materiais.
Mas o que podemos fazer com elas?
O papelão pode virar um avião, um trenó, um carro, um fogão, você pode pintar e desenhar nas caixas usando giz de lousa ou o que tiver em casa, pode se transformar em uma casinha, trem, rampa para carrinhos, cenários para brincadeiras e tudo mais que a imaginação permitir.

Vamos brincar?
.


Sugestão: ouça a história: O Homem que amava caixas, uma bela história.

https://www.youtube.com/watch?v=UJ1tnReCF74
 (Dalton Barone)










terça-feira, 12 de maio de 2020

Batuque e exploração de potes

Famílias, o convite hoje é fazer batuque...

      Os potes de uso doméstico despertam o interesse e aguçam a curiosidade dos pequenos, e possibilitar a livre exploração desses materiais é uma maneira simples de oferecer ferramentas para que descubram os diferentes sons que conseguem produzir, façam suas descobertas e investigações.




Objetivo: Estimular o a produção e escuta de sons

Materiais: Potes de uso doméstico com cores, tamanhos e formatos variados

Usem a imaginação e escolham diferentes formatos e tamanhos.

Vamos lá, alegrar o silêncio do isolamento?


Essa atividade foi planejada a partir da sugestão do site https://www.tempojunto.com/2020/04/17/25-ideias-para-brincar-com-objetos-da-casa/
Indicado no material TRILHAS DE APRENDIZAGENS - PMSP/SME.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Contação de história.

Clássico - Os três porquinhos e o lobo mau.


    Hoje temos história, a preferida dos pequenos.

    O aconchego do colinho para ouvir história é o nosso convite.




O vídeo está disponível no link:   https://youtu.be/uV5fxhfhDuo

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Olhe para fora - Natureza


Proposta nº 5 - Olhar para natureza.

Famílias

Que tal brincarmos mais com a natureza? Mesmo estando do lado de dentro, podemos vivenciar experiências divertidas com elementos naturais.
A Água é muito potente e junto podemos fazer descobertas sensoriais inesquecíveis.
Vamos brincar com gelo?


Vocês podem escolher potes de diferentes tamanhos.
Junto com a criança, preencha com água.
Se quiserem dar cor ou um cheirinho especial, podem acrescentar outros elementos naturais como chás, ervas e temperos, assim como folhas, flores, pedras ou gravetos podem ser mergulhados enriquecendo ainda mais esse momento de descoberta.
Leve com a criança ao congelador. E aja ansiedade para esperar congelar...
Depois de congelado, experimentem observar o degelo e a temperatura com ao bebê ou criança, pergunte a ela qual a sensação e o que ela encontrou.
Usem o que tiverem a disposição, como borrifador, tecidos, buchas, em áreas com ou sem sol.

Objetivo: Brincar com a natureza presente, mantendo relações, permitindo a participação ativa da criança junto ao elemento água e suas transformações, através da exploração e levantamento de hipóteses em relação á temperatura e ao estado físico da água.

As crianças do CEI, nos diferentes agrupamentos, vivenciaram essa experiência incrível a partir da observação, da interação, do uso dos sentidos e também com muita autonomia: coletando os materiais para serem imersos na água, enchendo os recipientes, levantando hipóteses e percebendo a transformação da água, por meio do contato com o degelo... uma experiência muito significativa! 

               





     



Ai na sua casa também será um sucesso!




Bom final de semana e aproveitem os momentos juntos.

Equipe do CEI PARQUE FONGARO.




quinta-feira, 7 de maio de 2020

Olhe para fora - O Sol


Proposta nº 4: Olhar para o sol.



Onde está o sol?

Este é o momento de pensarmos em como proporcionar vivências aos pequenos. Desta forma sugerimos que juntamente com sua família, observem o ambiente, olhando para fora de casa e tentem responder as perguntas:
  • Onde está o sol?
  • O que o sol representa para você?
  • Qual sentimento ele desperta em você?
  • De onde estão, vocês conseguem, sentir e se expor ao sol? Se sim, apreciem a temperatura agradável do sol em contato com a pele.
 
Sugestão para os pais:
·         Vocês têm alguma lembrança positiva de uma brincadeira realizada em um dia de sol, conte para seu filho(a) e para sua família como foi.








·         Leitura do livro: Cadê o Sol? Autora: Vera Lucia Dias




Esta é uma obra muito trabalhada em sala com os pequenos.
Através da leitura de livros e da contação de histórias é possível desenvolver a imaginação, a criatividade, a fantasia, a concentração, a escuta ativa, a linguagem, o comportamento leitor e o gosto pela leitura.





Vamos ouvir a história? 
·      
Créditos: https://www.youtube.com/watch?v=NWbyI_XQkdw

quarta-feira, 6 de maio de 2020

OLHE PARA FORA Nº 3 - BRINCANDO COM SOMBRAS.


Famílias, hoje o convite junto aos bebês e crianças é olhar para SOMBRA😉



Brinquem com as sombras junto aos bebês e crianças , busque um local dentro da sua própria casa, onde o sol esteja batendo e tente projetar a própria sombra ou até mesmo a sombra dos objetos.

 Também podemos produzir sombras artificiais!!!
 Em alguns momentos você consegue brincar com a luz solar, mas também poderá brincar com a luz artificial, usando a lanterna de celular, lâmpada de abajur ou qualquer objeto luminoso. 


Utilizando-se de materiais simples como lençol claro, fantoches, brinquedos e pessoas.


Prepare o espaço de forma confortável, deixando os objetos ao alcance de todos. Apague a luz e mergulha na brincadeira, ficando atrás do lençol e de frente para a luz, auxiliando os bebês e crianças quando necessário.


Explore e brinque, descobrindo várias possibilidades, fazendo gestos, movimentos, explorando e usando a imaginação e criatividade.
Podemos apresentar os brinquedos, variando o tom da voz, contando histórias, fazendo mímicas ou brincando de esconde-esconde.
Essa brincadeira estimula a curiosidade dos bebês e crianças de forma espontânea, construindo seus conhecimentos através das interações.
Sendo assim, vamos aproveitar esse momento mágico e de muitas descobertas.


                         Divirtam-se !!!

terça-feira, 5 de maio de 2020

OLHE PARA FORA - VIVÊNCIA 2


FAMÍLIAS - PROPOSTA Nº 2

Esta brincadeira foi inspirada em um jogo criado pelo programa “Ser Criança é Natural”, chamado “Cartas na Janela”.
As cartas promovem um convite, em meio ao isolamento social, de buscar as lembranças do que tem lá fora, de poder buscar uma brechinha de luz que entra em casa pela janela, pela porta, e mais do que isso, se conectar de alguma forma com a natureza!
Hoje faremos “Escute Sons”, podemos brincar de várias formas: olhos abertos, olhos fechados, sentados, deitados, em pé, escutando o som de fora, escutando o som de dentro. Para o desenvolvimento desta proposta, o adulto inicia uma gostosa conversa com a criança. São tantas as ideias dos pequenos, não é mesmo?
Já parou e ouviu essas ideias? O que está sentindo, quais brincadeiras gostaria de fazer, ou simplesmente algum assunto de seu interesse? Aproveite este momento e realize esta Escuta Ativa.
Seguindo esta conversa, você poderá propor uma brincadeira:


Brincadeira da Escuta e Paisagem Sonora
1-    Olhe para fora, faça silêncio e escute.... (O que você escuta? Carros, aviões, pássaros, pessoas...)
2-   Agora dentro de um ambiente de seu lar, peça ao bebê ou criança que faça silêncio, feche os olhos, se concentre e ouça os sons que vem do ambiente externo;
3- Converse com ele(a) sobre a diferença entre estar com os olhos abertos e fechados...

Em outro momento podemos brincar com os sons de dentro do ambiente:

1-        Escolham um espaço da casa, fechem os olhos e peça que o bebê/criança diga os sons que ouviu de dentro do ambiente que vocês estão (som do relógio, de algum aparelho eletrônico funcionando, de alguma pessoa falando, etc), deixe que ela verbalize;
2-        E depois de ouvirem os sons do ambiente externo, interno, porque não ouvir os sons que vem do nosso corpo... e este precisará de muito silêncio (Será que conseguimos ouvir nosso coração? Nossa respiração? E nossa barriga?)  *Antes de sugerir os sons possíveis, espere a criança percebê-los.... Às vezes nos surpreendemos com suas descobertas.

Ao final de tantos momentos, você verá o quão impressionada o bebê/criança ficou, parando para ouvir as diferenças dos sons rotineiros que nos passam desapercebidos.

Esta proposta possibilita a escuta, observando as diferentes paisagens sonoras, os sons de “dentro” e de “fora”, percebendo as diferenças entre o silêncio e os diferentes tipos de sons, além da importância orgânica da escuta.

Desejamos uma ótima brincadeira a vocês!
Equipe do CEI Parque Fongaro

segunda-feira, 4 de maio de 2020

OLHE PARA FORA - VIVÊNCIA Nº 1

FAMÍLIAS...  SEGUE NOSSA PROPOSTA

    Precisamos da sua parceria levando até os bebês e crianças, a nossa interação nas brincadeiras.

OLHE E SINTA O VENTO
Apesar de invisível o vento é um movimento capaz de despertar a curiosidade, aguçar a exploração dos sentidos e aproximar as crianças de fenômenos naturais.
Mesmo sendo necessário mantermos o isolamento social é possível propor às crianças vivências para explorar o mundo, e descobrir as possibilidades do brincar com os elementos da natureza.
Na proposta de hoje iremos sugerir brincadeiras que possibilitem explorar o vento e suas diferentes manifestações, e se encantar com essa maravilha que está no nosso dia a dia.
É possível desenvolver diversas aprendizagens e viver momentos de alegrias usando como recurso o vento natural ou o produzido a partir das nossas ações ou movimentos. Iremos levantar algumas sugestões de brincadeiras para inspirar momentos de diversão e interação com seus bebês e/ou crianças. Lembrando que as famílias poderão realizar a que mais se identificar, ficando a critério de cada um, propor a brincadeira de acordo com sua própria imaginação.

Objetivo Geral
Despertar a curiosidade das crianças para as diversas possibilidades de percepção e exploração do elemento da natureza - AR.  


Que tal brincar de bolinha de sabão?
As tradicionais bolinhas de sabão ou brinquedos que produzem bolhas encantam os bebês e crianças e promovem muitos movimentos.
Misture água, detergente e açúcar e divirtam-se😁






·         Dica de como montar um brinquedo para bolinha de sabão de sucata (Blog:comofazeremcasa.net)
Materiais
Garrafa Pet
Meia
Fita adesiva                                                                                                                                                Tesoura sem ponta, ou manuseada pelo adulto.
Corante alimentício (opcional)

Recorte o fundo da garrafa, mantenha o bico. Na parte do fundo encaixe uma meia, fixe com fita adesiva. Vá molhando a meia em água com detergente, pingue umas gotinhas de corante no pano e pronto. Divirta-se com os pequenos.
                       








Lençol Pendurado no Varal
O balançar do lençol no vento aguça a curiosidade e o imaginário das crianças.




Brincando com o vento e o lençol (site:limerique)
São necessárias no mínimo duas pessoas para brincar e um lençol. Se houver mais irmãos e mais espaço, é só entrar na roda e começar a brincadeira.
Como começar? Cada um segura uma ponta do lençol e então jogamos uma bola ou qualquer outro objeto no centro, o ideal é que seja algo leve e não muito pequeno, para que a criança consiga lançá-la para o alto e então começamos a balançar o lençol.






O desafio é não deixar a bola cair! Quanto mais radical o movimento, mais engraçado será!

Vídeo explicativo das propostas.

FAMÍLIAS...

    Hoje compartilhamos um vídeo explicativo das propostas que levaremos aos bebês e crianças.

    Contamos com a parceria de todos, proporcionando aos pequenos, brincadeiras prazerosas.


ENCERRAMENTO 2020 - CEI PARQUE FONGARO

Famílias, um ano desafiador chegando ao fim... e hoje queremos agradecer a parceria!!! Vocês foram importantes, intermediando o percurso de ...